sexta-feira, agosto 31
Fair Play por cá
Domínio Desporto, Pedrada no charco, Portugal
Miscelânea
Domínio Portugal, Sociedade... em ensaio
quinta-feira, agosto 30
Cada dia de seu dia
quarta-feira, agosto 29
Extremos
De volta...
Esta foto retrata e abrange diferentes sentimentos. A praia acabou e estou saudoso...
Back to "business"
sexta-feira, agosto 17
A felicidade a ganhar forma
Convivências
Domínio Indicadores, Nas bancas, Sociedade... em ensaio
quinta-feira, agosto 16
Poema . 8
Já Bocage não sou!... À cova escura
Meu estro vai parar desfeito em vento...
Eu aos céus ultrajei! O meu tormento
Leve me torne sempre a terra dura.
.
Em prosa e verso fez meu louco intento.
Musa!... Tivera algum merecimento,
Se um raio da razão seguisse, pura!
.
Brade em alto pregão à mocidade,
Que atrás do som fantástico corria:
.
Manchei!... Oh! Se me creste, gente ímpia,
Rasga meus versos, crê na eternidade!
Na arena das férias
quarta-feira, agosto 15
Um mimo...
terça-feira, agosto 14
Possivelmente o melhor link do "tube"
segunda-feira, agosto 13
Curtas
Domínio Assim não, Indicadores, Nas bancas
Lembranças
Domínio No sossego..., Prazeres, Recreio in ciência
sexta-feira, agosto 10
Entrevista
Domínio Nas bancas, Política, Portugal
quinta-feira, agosto 9
Dá que pensar
Domínio Política, Sociedade... em ensaio
Voltas de bicicleta
Fisicamente ao andar de bicicleta é necessário superar duas forças: a que é relativa ao atrito entre a bicicleta e o solo (de rolamento) e a resistência do ar. As duas têm, aproximadamente, um valor combinado de 15km/h para os casos mais vulgares. A contribuição da resistência do ar sobe consideravelmente quando a velocidade aumenta, isso explica os diferentes equipamentos que vemos, por exemplo, nos contra relógios nas provas ciclistas. O próprio designe das bicicletas, evoluiu a pontos de os ciclistas profissionais atingirem valores superiores a 90km/h com relativa facilidade.Em 1998 o Canadiano Sam Whittingham atingiu os 130 km/h o que é extraordinário. Mas esperem, não contente em 1995, um Holandês Fred Rompelberg pensou: “E se eu suprimisse a resistência do ar por completo!?” A 3 de Outubro colocou-se atrás de um dragster e atingiu os 268,831 km/h o que faz dele, ainda hoje, o homem a andar mais rápido numa bicicleta!
Podemos minimizar também o atrito entre a bicicleta e o solo. Sendo que esse valor é dependente do peso imaginemos qual seria a velocidade máxima que se poderia obter na Lua! Sendo que um ciclista pode atingir um pico de potência de 750W e se supusermos que tem uma massa de 100kg (já com o fato de astronauta) obtemos uma velocidade de 3700 km/h! É rápido… 3 vezes superior ao valor da velocidade do som e quase metade da velocidade de escape!De bicicleta para os confins do Universo :)
Poema . 7
quarta-feira, agosto 8
Elementar, Watson
terça-feira, agosto 7
Diferentes artes
Domínio Indicadores, Sociedade... em ensaio
segunda-feira, agosto 6
Hiroshima
Domínio Ciência, Efemérides, Video
Curtas
1 . BCP em duelo de "luvas brancas"
No maior banco privado Português, o mestre e o aprendiz dividem apoios, accionistas e a cadeira da administração. No entanto essa disputa derrapou, de modo incompreensível, para a praça pública o que é uma estratégia de marketing muito discutível. Guardo consideração pela postura e pelas palavras de Paulo Teixeira Pinto numa entrevista na SicNotícias: "...busca activa no entendimento (...) até ao último minuto (...) no dia 7 de Agosto nada será como dantes"
.
2 . PT a fazer amigos na AdC
3 . "Dá-lhe" Maria!
.
.
5 . A "gripal" obesidade
.
Um estudo norte-americano publicado no The New England Journal of Medicine afirma que a obesidade é contagiosa. Hmmmmmmm... mas depois de ler não deixa de fazer sentido. Faço um paralelismo: Se o Joãozinho brincar com meninos que se comportem mal a probabilidade de ele adquirir esses comportamentos aumenta. Até aqui pouca ou nenhuma discussão haverá. Ora é neste raciocínio que esta equipa se baseia para elaborar o estudo. As relações sociais, laborais, familiares e afectivas afectam o nosso comportamento alimentar se no seio desses grupos existir uma pessoa obesa. Concluíram que um amigo gordinho aumenta em 57% a probabilidade de ganhar uns quilinhos, valendo um irmão cheiinho 40% e a "nossa mais que tudo" 37%. Mas aqui, penso eu, cai por terra o mito urbano de que "quando o homem casa, engorda". Façam exercício pelo sim pelo não :)
Domínio Desporto, Nas bancas, Sociedade... em ensaio
sábado, agosto 4
Os Lobos
Os Lobos, como assim são reconhecidos, conseguiram um salto qualitativo enorme nos últimos dois anos (que eu me lembre) e para orgulho nosso mas principalmente dos atletas, foi conseguida a presença no campeonato do mundo da modalidade a disputar em França durante o mês de Setembro. Um feito tão grande e com tal impacto como se a economia portuguesa cresce-se a 10% ao ano! O que me leva a falar (tarde) dos Lobos prende-se com a sua capaz trajectória num desporto para o qual pareciamos autista e mas também pelo actos que os mesmos protagonizaram na tarde de hoje em Albufeira. Num jogo de preparação para o campeonato do mundo os jogadores ostentaram, na entrada em campo, t-shirts com as fotos de todas as crianças portuguesas que se encontram desaparecidas. Um acto de grande dignidade e de grande força para quem a força faz parte do quotidiano no desporto. FORÇA LOBOS!
Dignidades
quinta-feira, agosto 2
Poema . 6
Soneto
Fecham-se os dedos donde corre a esperança,
Toldam-se os olhos donde corre a vida.
Porquê esperar, porquê, se não se alcança
Mais do que a angústia que nos é devida?
Antes aproveitar a nossa herança
De intenções e palavras proibidas.
Antes rirmos do anjo, cuja lança
Nos expulsa da terra prometida.
Antes sofrer a raiva e o sarcasmo,
Antes o olhar que peca, a mão que rouba,
O gesto que estrangula, a voz que grita.
Antes viver do que morrer no pasmo
Do nada que nos surge e nos devora,
Do monstro que inventámos e nos fita.
José Carlos Ary dos Santos