quinta-feira, agosto 9

Voltas de bicicleta



Gosto de andar de bicicleta. Ultimamente tenho sido muito preguiçoso apesar da minha montada reluzente me piscar o olho sempre que me cruzo com ela. Estes dias, fui andar. Calor, suor, terra, cascalho iam dando cabo de mim não fosse uma água amiga do amigo da empreitada. Chegado a certo ponto o cansaço ia-me dando que fazer e pensar inclusive quando a picada era a direito.
Fisicamente ao andar de bicicleta é necessário superar duas forças: a que é relativa ao atrito entre a bicicleta e o solo (de rolamento) e a resistência do ar. As duas têm, aproximadamente, um valor combinado de 15km/h para os casos mais vulgares. A contribuição da resistência do ar sobe consideravelmente quando a velocidade aumenta, isso explica os diferentes equipamentos que vemos, por exemplo, nos contra relógios nas provas ciclistas. O próprio designe das bicicletas, evoluiu a pontos de os ciclistas profissionais atingirem valores superiores a 90km/h com relativa facilidade.Em 1998 o Canadiano Sam Whittingham atingiu os 130 km/h o que é extraordinário. Mas esperem, não contente em 1995, um Holandês Fred Rompelberg pensou: “E se eu suprimisse a resistência do ar por completo!?” A 3 de Outubro colocou-se atrás de um dragster e atingiu os 268,831 km/h o que faz dele, ainda hoje, o homem a andar mais rápido numa bicicleta!
Podemos minimizar também o atrito entre a bicicleta e o solo. Sendo que esse valor é dependente do peso imaginemos qual seria a velocidade máxima que se poderia obter na Lua! Sendo que um ciclista pode atingir um pico de potência de 750W e se supusermos que tem uma massa de 100kg (já com o fato de astronauta) obtemos uma velocidade de 3700 km/h! É rápido… 3 vezes superior ao valor da velocidade do som e quase metade da velocidade de escape!De bicicleta para os confins do Universo :)

Sem comentários: