segunda-feira, agosto 6

Hiroshima


Faz hoje 62 anos que o comandante Paul Tibbet sobrevoou a cidade japonesa de Hiroshima aos comandos do seu B-29, baptizado de Enola Gay, e depois de escolher o melhor local na baixa da cidade deixou precipitar as 4 toneladas que perfaziam a Little Boy.
A uma altura de 580m e após uma reacção em cadeia no seio da própria bomba - uma cavidade de massa crítica (material mínimo necessário para, após ser combinado com outro, se verificar uma reacção nuclear sustentável) de urânio 235 e uma massa sólida do mesmo material, precipitaram-se para a massa super crítica activando a reacção num sistema de "revólver", libertando uma força de destruição equivalente entre 13 a 16 quilotoneladas de TNT ~ 6.3 exp13 joules.
De uma massa de 64 quilos de urânio, apenas 0,7 quilos desencadearam a reacção de fissão nuclear onde apenas 0,6 gramas do referido material se transformou em pura energia causando a destruição a 66% de Hiroshima, matando 70 000 pessoas e originando a posterior morte de outras 60 000.
Os efeitos da radiação na população sobrevivente foram e são objecto de estudo ainda no dias de hoje levando o terrível acontecimento a fazer de Hiroshima o maior laboratório sobre os efeitos radioactivos em seres humanos que se conhece.
A imagem que escolhi para ilustrar o artigo é designada com a "sombra de Hiroshima". Nesta em particular é possível verificar que na altura da explosão um homem estava com uma escada ao lado de uma casa. As sombras ficam impressas já que a detonação nuclear é tão forte energeticamente que uma onda de calor varre rapidamente tudo o que encontra pela frente. Neste caso o homem e a escada absorveram toda a radiação e o calor produzidos pela explosão ficando a impressos como num filme fotográfico na parede da casa.
Para simbolizar o dia e terrível acontecimento, a cidade de Hiroshima foi proclamada a Cidade da Paz e foi conservado o Genbaku Dome (1945 e nos dias de hoje) como parte do Hiroshima Memorial Park. Deixo mais uns links...

Perpétuo link1 . Manhattan Project
Perpétuo link3 . Robert Oppenheimer
Perpétuo link4 . omd ~ enola gay

Sem comentários: