quinta-feira, julho 19

F"r"actura? Já tenho que chegue...

Facturas...
O Governo, provavelmente no último conselho de ministros antes da época estival, decidiu que se o pagode guardar e mais, pedir, isso sim interessa, as facturas de todas as transacções que efectuar ao longo do ano, esta irão servir para abater 250 euros no IRS. Parece bem, mas todos os novos anúncios por exemplo da TV têm letrinhas "piquenas" e este, também televisivo porque as estações continuam a dar tempo de antena a estas bestas, não é excepção. Então é assim: para eu poder abater 250 euros preciso de gastar qualquer coisa como, e arredondando, 27 mil euros! Para eu poder abater no meu IRS do ano de 2013 eu terei de apresentar facturas com valor superior ao meu rendimento bruto nesse mesmo ano, e isto é se eu tiver trabalho. Se mantiver o que tenho não chego lá. 
Então, assim sendo, porque raio sai esta medida de cocó? Pois bem, é para que o pagode, nós portanto, façamos o trabalho desta gente. Não conseguem cobrar ou fazer minorar a economia paralela e vai daí vamos arranjar 10 milhões de polícias fiscais. Compensa? Parece que não e apesar de ser estúpido o que vou escrever de seguida, não o farei. Continuarei a não pedir factura ao Jorge e ao João quando lá me sentar para comer, nem à senhora que me acerta a franja, nem na "vizinha" ou no "local do crime" quando me apetecer um gelado ou uma mini, respectivamente.
E é estúpido não pedir? Sim claro, estou a ser estúpido mas para além da medida ser inócua, na minha modesta opinião, para o indivíduo ela é tremendamente penalizadora para o pequeno comércio. A fuga não está aí. A fuga acontece nas grandes transacções. Obras, escritórios das profissões liberais como médicos (Quem nunca ouviu aquela conversa... "bem se for com factura são mais 50 euros), técnicos oficiais de contas, advogados e naquelas obras que se fazem em casa, que custam imenso e que invariavelmente são pagas com dinheiro vivo. Toda a gente sabe disto menos os pavões do governo. Aliás eles sabem e por isso decidiram que apenas as facturas da restauração, do cabeleireiro (porquê? será que a malta gasta tanto no cabelo? Bem se olharmos para o relvas... mais umas equivalências? :) não resisti). O Governo decidiu penalizar o que existem em quantidade, os restaurantes por exemplo, e não a fuga em qualidade. Já agora porque quando eu vou carregar o telemóvel, porque raio eu se quero factura tenho que estar ali mais "meia hora" para que a mesma me seja dada pelo multibanco? Quantos milhões de euros se gastam diariamente em carregamentos de telemóveis? Como é feito esse registos? Pois não deve ser feito. Eu gostava mesmo era de poder deduzir os cerca de 1400 euros de combustíveis que anualmente me saem do bolso para ir trabalhar. E a segunda renda...
Tenham vergonha na cara e se querem fazer as coisas bem feitas peguem o touro pelos corninhos. E é fácil, quem ganham bem tem sempre duas coisas: bom carro e casa. Mas sabem de uma coisa? Estou a ouvir a antena 1 e toda a gente acha bem. Eu também acho mas parece-me que é estar a olhar para o leitãozinho e apenas pegam na unha do bicho e não na coxa suculenta. Sois ridículos e o pagode, ouvindo-o ali na rádio, perpetuam a a ridiculisse. Eu eu que não posso fugir aos meus... E pelo que ouvi, a multa até só vale 3 mil e tal euros. Para quem anda de BMW série 7 isso deve ser o equivalente... aos tapetes? A um depósito cheio? Trocos, portanto. 
E para o ridículo ser maior, o PS veio reclamar a génese da ideia. Mais um saco cheio de estúpidos.

Sem comentários: