sexta-feira, outubro 26

M.E. - Os Estúpidos


Nem sei bem, no momento que escrevo este artigo, para onde é que ele vai nem qual vai ser o seu título. O que me move? Os alunos vão deixar de poder ser retidos (chumbados) por faltas. Nem sei que diga. Já me acontece dar um bloco e meio de aulas, que corresponde a 135 minutos, que se encontra dividido em três aulas de 45 minutos. O Ministério atira uma circular dizendo que os meninos apenas estão sujeitos a uma falta em vez de três como seria normal. Já os docentes continuam a "chumbar por faltas" e a verem cada aula de 45 minutos ser castigada com uma falta. Mas que vem a ser isto? Não falo como professor (que Sócrates diz que não sou) mas como aluno que fui! É desrespeitador para todos os que fomos, um dia, alunos! E não chumbando por faltas que lhes acontece? Fazem um teste ou dois ou os que forem precisos até eles serem obrigado a passar. Quem os faz? Os mesmos de sempre. Já estou a imaginar:
.
PAI - Ó Zé este mês não vais às aulas que temos que ir vindimar!
FILHO - Mas ó paizinho assim chumbo?
PAI - Não chumbas nada. E olha prepara-te que em Janeiro vamos para a Galiza que vão precisar de gente para a nova auto-estrada!
.
Qual é a ideia destas medidas? Preciso de um iluminado que explique já que sozinho não consigo chegar lá mesmo sendo alguém letrado como eu. Será que é possível? Será que não é... hmmmm deixem pensar numa palavra... talvez o Professor Chibanga ajude... ESTÚPIDO!? Quem será que está no Ministério? Não acredito que haja vida inteligente no Ministério da Educação. Até o Gervásio (aquele simpático macaquinho que aprendeu a reciclar) já teria percebido por esta altura a tamanha incompetência que reza pelo Ministério só há outros simios que deviam saber mas...
Por falar nisso, esta medida foi aprovada pela maioria do PS com os votos contra de todos os outros partidos. É triste quando se paga e bem a uma série de gente que não sabe mais do que acenar com a cabeça, seguir directrizes de outros e a viver agachada. O Gervásio é assim, aprende com os outros e isso faz-me pensar que estaremos provavelmente a ser governados não desde a Assembleia da República mas sim desde o Jardim Zoológico.
Por favor Senhor Presidente, dê umas vergastadas nessa gentinha.
.
PS: Parafraseando, relativamente à Confederação Nacional das Associações de Pais e à pessoa de Albino Almeida, uma frase do Snatch ("põe-lhe uma trela antes que seja mordida") acho que a dita associação devia ter mais consciência naquilo que afirma. Só diminui a sua posição e a sua imagem, já de si de pouca inteligência, junto da opinião pública. Outros alinhados.

Sem comentários: