sexta-feira, outubro 5

Escola não é fábrica de ensinos



Palavra a quem de direito. Dentro de instantes (e até que enfim num registo digno de quem anda na rua) o Sr. Presidente da república.

"...Quero dirigir-me a todos os Portugueses (...) Por outro lado, importa sublinhar que a educação é a base da verdadeira inclusão social, pois esta encontra-se associada, em larga medida, às qualificações e competências de que cada um dispõe. Mas também num outro sentido se deve salientar o carácter inclusivo da escola: a democratização do ensino e a escolaridade obrigatória são factores de igualdade e elementos de convivência (...) Temos, de facto, de adoptar uma nova atitude perante a escola. Temos de perceber que aí residem os activos mais importantes do nosso futuro. É imperioso ter a consciência de que o investimento mais reprodutivo que poderemos fazer é nas crianças e nos mais jovens. Essa é uma consciência que, antes de mais, tem de existir nos pais, o que pode exigir uma intervenção personalizada no sentido da adequada valorização da educação dos filhos. Preocupamo-nos em cuidar dos nossos filhos no plano material, mas é frequente julgarmos que a educação, o bem mais importante e decisivo para o seu futuro, é tarefa que compete sobretudo a outros. Muitos continuam a encarar as escolas como «fábricas de ensino», para as quais enviam os filhos e aí depositam por inteiro o trabalho de os formar para o futuro. A primeira grande interpelação deve ser feita aos pais: de que modo participam na educação dos vossos filhos? Não basta adquirir livros e manuais, assistir de quando em quando a reuniões de pais ou transportar diariamente os filhos à escola. Há toda uma cultura de autoexigência que deve ser estimulada nos pais, levando-os a envolver-se de forma mais activa e participante na qualidade do ensino, na funcionalidade e na conservação das instalações escolares, no apoio ao difícil trabalho dos professores." Fico por aqui mas...

Perpétuo link . Discurso completo - aconselho vivamente.

3 comentários:

Great Houdini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Great Houdini disse...

Grande discurso, mas talvez devido a uma ligeira azia resultado de excessos da noite passada, vou tecer os seguintes comentários.

Reconheço validade às palavras aqui apresentadas, uma boa pauta de valores, mas confesso-me também farto da máxima olhem para o que digo e não para o que faço.

Eu frequentei a escola nos tempos aureos desse senhor e não senti "É imperioso ter a consciência de que o investimento mais reprodutivo que poderemos fazer é nas crianças e nos mais jovens.", voces sentiram? O problema até pode ser só meu.

Aplaudo as palavras, mas será que os estado das cousas, não é também responsabilidade dele? Da IP5 recordo-me, mas de a educação ser aposta não, se calhar devo reduzir a ração de queijo lol

Não quero demonizar a figura de Cavaco, todos fizeram bem e mal, mas o tempo não pode apagar tudo e apesar de gostar das palavras não lhe reconheço moral para as proferir. Pois mais que as palavras valem os actos, e o tempo não pode ser uma borracha que tudo apaga.

Desculpem, vou tomar já um Konpensam a ver se isto passa, e espero que em breve veja aqui estes senhores a passarem das palavras a acções.

Forte abraço

O Adamastor disse...

Tens toda a razão no que dizes e essa mesma ideia rompeu pela minha cabeça no instante que ouvi parte da sua intervenção. Certo é que o que diz é verdade.Certo é que nos dias de hoje Cavaco Silva não tem nada a ganhar com essas palavras. Já está no poleio e só sairá daqui a 8 anos. Então porque será que o fez? Bom já diz o cancioneiro popular: "Mais vale tarde que nunca". Na altura fez alguma coisa pelo ensino? Nada e não fosse a discussão em volta das PGA's da educação de Cavaco ninguém se lembraria (eu pelo menos) mas ma coisa é certa - Mostra que está atento ou alguém está por ele e não se calou, disse o que tinha que ser dito e que vozes mais pequenas já berravam há algum tempo.

Aquele abraço