domingo, setembro 23

Não sei se vá se fique


Parece estar cada vez mais claro que para o povo Português a honra e a honestidade conta pouco. Somos os primeiros a exigir castigo, tal qual numa arena romana, sobre os casos mais mediáticos e sobre as personalidades hertezianas. Somos os primeiros a escolher como salvador do futuro um ditador do passado mas quando, no dia a dia, podemos fazer o tal "bem" que muitos já ouviram, que muitos verborreiam em alturas de aperto para outros o que é que se faz? Olha-se para o lado e finge-se que "não é connosco". Esta é parte da matéria negra que perfaz o nosso código genético.

Os políticos ou os "projectos a" acenam com intenções límpidas, carregados qual mulas de carga de honestidade, tementes de Deus (aliás de todos eles para não deixar pontas soltas) durante as tournées pré-eleitorais mas quando as mesmas se findam o que temos, o que resta? Normais, vulgares, enganadores, dissimulados e ordinários portugueses que quais Brutus apunhalam a honestidade pelas costas ou à moda política "se esquecem ou não sabem que" tinham, tal como o Zé-povinho desprovido de cargo público, de exercer os seus deveres entre eles os fiscais.
Faz manchete em dois diários que: "Ex-ministros enriquecem com a política" e "Há 43 autarcas em risco de perderem os mandatos". Vamos ao primeiro - Fazem questão lá para os lados de São Bento, e ainda esta semana isso foi patente no debate da Assembleia da República a propósito das interpelações de Francisco Louçã ao "roadrunner", de afirmarem que não existe falta de clareza nas nomeações exercidas pela Governo para cargos de confiança política. Que interessa se o homem que decide o que as criancinhas comem nas escolinhas é da Nestlé!? "Antes da Nestlé do que da Secção de adubos da Bayer!" dirão muitos. Desculpem se sou algo intransigente mas este tipo de compadrios não me sabem bem nem quando os mesmos são patrocinados pela Nestlé. Já o aqui escrevi "à mulher de César não lhe basta ser séria" e se há coisa que ela nesta foto não lhe acontece é, sequer, parecer ser séria. E é nesta onda de compadrios que eu pego para "ler" a noticia de que a política enriquece.
Todos nós sabemos que os conhecimentos abrem portas, desempatam candidatos, quando não estão empatados empatam-nos e depois o empurrão democrático empurra-os para a dianteira a coberto das supostas "entrevistas" no processo de selecção. É a vergonha geral a qual a poder de uma qualquer passagem medíocre e fugaz por uma gabinete ministerial perpetua a tradição e a promiscuidade público/privado e semipúblico ou semiprivado (semidivino?) fazendo com que as habilitações não sejam obstáculo às mais variadas e incoerentes funções.
- "Então o meu amigo é Engenheiro de Minas?! Arranja-se já algo no Ministério das Pescas ou prefere outro? Justiça?" E depois cá fora quando o Sol ilumina os outros "meninos" e a sombra das minas promete ameaçar a existência do "boi" vai daí e surge um grande amigo na PT! Até daqui a quatro anos...
Quando lá as obrigações terrenas passam ao lado até do esquecimento - "Sabe o que a mim me esquece há minha secretária também não se lhe lembra. Mas o senhor nem tem secretária? Exacto!" E depois vêem com a posição de que "não sabia" e de que "desconhecia" ou de que "ninguém na assembleia me avisou? Juro pelo que é mais santinho!" Onde andará o direito há indignação? Suicidou-se? Entrou no programa de apoio às testemunhas? Será que foi apadrinhado também?
Parece pescadinha de rabo na boca - se estás dentro afina pela mesma música, se não estás... estivesses! Fala-se mal mas hipocritamente todos querem e se não der, esquece o nevoeiro "à moda" de Dom Sebastião. Mas muitos clamam antes alto e bom som "volta Salazar estás perdoado!"

Sem comentários: