Nos últimos tempos não tenho, por motivos profissionais, sido tão assíduo como gostaria para com o blogue bem como para todos os que dispensam 2/3 minutos do seu dia para por aqui passar. Não posso prometer mudar nos tempos mais breves mas posso prometer que quando aqui vier serei "implacável e suficiente" :) Para me redimir deixo aqui uma curiosidade histórica ligeira.
Andamos nós a estudar tanto para, certo dia, vir a descobrir que tudo ou quase tudo foi decidido já há muito tempo e de um modo nada científico. A bitola dos caminhos-de-ferro (distância entre os 2 trilhos) dos EUA é de 4 pés e 8,5 polegadas mas... porquê este valor? (duvido que alguma vez se terão questionado sobre isto).
Porque era esta a bitola dos caminhos-de-ferro ingleses e como os caminhos-de-ferro americanos foram construídos pelos ingleses, esta foi a medida usada. E porque é que os ingleses usavam esta medida? (já se estarão a aperceber de que volta levará a história) Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes dos caminhos-de-ferro e utilizaram as mesmas bitolas das carroças.
E porque era usada a medida (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham esta medida.
E por que tinham as estradas esta medida? Porque estas estradas foram abertas pelo antigo império romano aquando das suas conquistas, e estas medidas eram baseadas nos carros romanos puxados por 2 cavalos.
E porque é que as medidas dos carros romanos foram definidas assim? Porque foram feitas para acomodar 2 traseiros de cavalo!
E Finalmente... O vaivém espacial americano (sim o vaivém... já vão ver porquê), o Space Shuttle, utiliza 2 tanques de combustível (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol no Utah. Os engenheiros que projectaram estes tanques queriam fazê-lo mais largos, porém tinham a limitação dos túneis ferroviários por onde eles seriam transportados, que tinham as suas medidas baseadas na bitolada linha, que estava limitada ao tamanho das carroças inglesas que tinham a largura das estradas europeias da época do império Romano, que tinham a largura do "rearend" de 2 cavalos.
Conclusão: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia é baseado no tamanho do "fundo das costas" dos cavalos romanos. Interessante não é?
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