domingo, setembro 2

Curtas


1. Triatlo
.
Já aqui dediquei um artigo à modalidade e em particular à Vanessa. Voltou a fazer um brilharete algo a que nos tem habituado. Na sua carreira já só há a esperar a repetição dos feitos alcançados e um ouro olímpico o qual poderá vir no próximo ano. Assim o desejamos todos certamente. Felicitemos a atleta nas vitórias que elevam a fasquia numa modalidade que com ela só terá agora dois caminhos: Ver, deliciar-se enquanto ela não parar (muito à moda de Federer ou Tiger Woods) ou então o elevar da fasquia fará surgir novos atletas com melhorado potencial. De qualquer forma os seus feitos jamais serão esquecidos mesmo se algum dia não subir ao pódio (que agora lhe parece pequeno para tamanha categoria). Força para a Vanessa e para os demais atletas portuguesas.
.
2. História
.
Deparei-me, no sossego, com um programa que falava de grandes personalidades da história. Todas elas fizeram o seu culto num orgulho desmedido o que as levava a erigir majestosos mas despropositados e excessivos edifícios num sentido muito narcisista. Apenas uma, notava o programa, se tinha cingido a um e esse foi Napoleão ao mandar construir o Arco do Triunfo. Apenas...
.
3. Educação
.
É claro que o Ministério da Educação não é nenhum Centro de Emprego. É claro que a natalidade em Portugal diminui a cada ano que passa. É claro que existem professores a mais. Já não é tão claro como é que o governo permite que os jovens continuem a entrar para as universidades para os cursos de ensino. Já não é tão claro (ou até é... dinheirinhos) qual é o motivo de empilhar 28 alunos numa sala de aula e que a um professor, nessa e nas outras 5 ou 6 ou 7 turmas, seja pedido o milagre da multiplicação do sucesso escolar. Já não é claro que exista mais vontade de algumas juntas de freguesia, do que do Governo, no que respeita ao apoio aos jovens para constituírem família ou inclusive para que não se desloquem para outras zonas à procura de trabalho. Números: 55 365 candidatos; 48 958 sem colocação; 44 725 candidatos à contratação. Acabo com um agoiro: daqui a uns anos vai acontecer o que já se verifica pela Europa, isto é, a prepotência das acções deu lugar à falta do docentes e agora não há quem ensine por lá.
.
4. BCP
.
Não percebo nada de mercados de capitais ou instituições bancárias mas a saída de Paulo Teixeira Pinto ainda vai fazer arrepender muita gente a começar pelo velho do Restelo.
.
5. Medicina
.
A retirada do duodeno (parte superior do intestino delgado) que consiste num dos tratamentos de perda de peso contribui de modo decisivo para a redução e eliminação dos diabetes. Justificação: ao retirar o duodeno beneficia-se o organismo já que se reduz a absorção dos alimentos ingeridos e as calorias dos mesmos por arrasto.

Sem comentários: