terça-feira, julho 3

Prepotências


Ora antes de mais quero esclarecer algo. Não é qualquer tipo de xenofobismo ou racismo que move este artigo, aliás tenho família de origem africana. O mesmo já não creio poder dizer de que suscita estas situações. Mas vamos ao que interessa.

Há alguns dias foi noticiado que a transportadora aérea de Angola, vulgo TAAG, iria ver a sua licença revogada, no que respeita a voos para o espaço europeu, por razões de segurança. Resultado: De Angola - cancelam-se as licenças da British e ameaça-se, para o caso da TAP e de outras companhias europeias, de que o tratamento será idêntico. Noutro campo e já há algum tempo atrás também o jogador do benfica, Pedro Mantorras, foi apanhado a conduzir com uma carta angolana a qual se encontrava caducada. O menino foi multado e proibido de conduzir devido a que as cartas de condução angolanas não eram reconhecidas em solo Português. Resultado: em retaliação os condutores portugueses foram multados forte e feio no instante seguinte porque não conduziam em angola com cartas angolanas mas sim portuguesas. Esclareço que Portugal vê a sua carta de condução reconhecida internacionalmente, já o mesmo não é possível dizer de angola. O ministro Luís Amado (e o governo) vergou-se e lá tivemos que aceitar as cartas dos meninos que, só deus sabe, como é que estas são obtidas (talvez para os lados do Martin Moniz se saiba...).
Ora esta atitude de retaliação está a tornar-se moda e creio que se está a ir na conversa fiada desta malta quando nós temos a razão do nosso lado. Creio que vai sendo tempo de largarmos uma suposta "dívida colonial" para com estes países sendo que, sempre que eles podem, mostram rancor para com Portugal. Temos estes casos e muitos outros. Por exemplo Moçambique decidiu fazer parte da "Commonwealth". Para quem não sabe é a organização de países autónomos mas dependentes do Reino Unido. Ora isto faz sentido??
Atitudes destas mostram bem, pelo menos no que me toca, que alguns países das ex-colonias se estão bem nas tintas para nós! A não ser quando querem alguma coisa, aí sai o choradinho. Não somos mais ou menos que eles por isso façam-me um favor: Ponham-nos ao fresco de uma vez por todas! Vamos lá fazer negócios, se eles quiserem que venham cá fazer o mesmo e acabou.
E acabo como comecei, porque alguma malta desta só alcança o que quer ou o que lhes interessa. Tenho amigos africanos e inclusive familia. Até eles próprios não se revêem nestas periódicas atitudes.

1 comentário:

Great Houdini disse...

Já dizia o ditado: "Quem tem os diamantes é que manda" ... o que o ditado, não existe??? mas fazia sentido =)

Um dia destes, ainda acabam orgulhosamente sós.