segunda-feira, julho 30

Portugal: O resort que já foi país



Hoje recebi uma notícia de mer... Como se já não bastassem os outros que foram adoptados por outras cidades, um grande amigo meu vai para fora do país ver da vida que este, mesmo com um curso, não lhe garante. E assim in a blink of an eye faz-se a mala, muda-se de casa, cidade, país sem certezas de retorno quase em versão actualizada das idas para o "ultramar" mas dos novos tempos. Do meu grupo são alguns os que por motivos profissionais foram para fora. Vejamos os carimbos "amigos" do passaporte: Itália, Inglaterra, Irlanda, Macau, Dubai, Cabo Verde, França, Espanha. Tenho a sensação que ainda me falta algum... Só vejo algo positivo: somos o suficiente bons para irmos para fora, lá somos reconhecidos. Sejamos do Técnico, da UBI, da UC, de Braga, etc.
Já por outro lado é triste que no nosso país as competências que o mesmo se encarregou de nos fornecer e de disponibilizar não sejam aproveitadas. E ainda diz o zé que nos estamos a qualificar... Estamos a fazer sim uma troca estúpida que qualquer dirigente político, até do Zimbabué, concluiria que trocar pessoal especializado por mão de obra não qualificada é estúpido! A estupidez vem de cima. Não se criam condições e a malta vai embora. A malta quer fazer vida e tem ir para fora. A malta quer estabilidade e para tal tem que pôr pé no avião e a única coisa que cá deixa é saudades e o dinheiro do bilhete de ida, em low cost nem a TAP vê qualquer "cobre".
Conclusão: Portugal está a ficar um resort turístico. Só serve mesmo para passar férias e cada vez se resumirá a isso, com o apadrinhamento governamental - 57 empreendimentos de luxo a serem inaugurados por todos o país, por isso aconselho. Fechem todos os cursos já que o país faz um fraco aproveitamento dos mesmos e abram-se escolas de hotelaria até perder de vista! Vai ser o futuro...

1 comentário:

Great Houdini disse...

Comovido ... vou, mas quando recuperar as forças volto.

Fica, no entanto um enorme obrigado!!!