quinta-feira, fevereiro 21

...da bancada

 O meu clube vai a votos. Esta é uma situação que eu não esperava nem queria. Quem foi eleito tinha o dever de ser apenas "auditado" aquando do fim do mandato.
Ainda assim optou-se por esta via e em democracia, parece, as coisas funcionam também desrespeitando as decisões anteriores. É óbvio que a actual direcção não tem carta branca para fazer e desfazer mas é preciso parar para pensar: financeiramente o clube não ficou melhor é verdade mas de todas as coisas que foram prometidas apenas o futebol, e "apenas" a equipa de seniors, está no caminho errado. Sim posso admitir e estou longe de estar satisfeito, que isso é razão necessária e suficiente para a mudança mas para mim o mandato ia até ao fim, tendo muita atenção ao passivo.
Dos candidatos perfilados não tenho grande opinião a dar. Um não conheço, o outro (2) foi director de comunicação há alguns anos o que não é grande cartão de visita, o outro (3) foi director desportivo, treinador, dirigente e sei lá mais o quê e tem no currículo ser um dos poucos que não ganharam no Porto de Pinto da Costa e por fim o outro (4), considerado o favorito, sabe-me, cheira-me, sinto-o muito Vale e Azevedo.
É mafioso, enche a boca com bitaistes legais para o pagode comer, não tenho dele a melhor das referências e o seu discurso, a sua postura, estão longe de ser aquelas que os valores, estão escondidos no museu, representam. Gostava de ver um escrutinuo da vida deste sujeito. No caso dele, eu vejo muito mais do que fumaça, vejo incêndio completo. Faz-me lembrar o pior de Pinto de Costa e de Vieira. Rasteirice pura.
Irei votar? Ainda não sei mas gostava. Em quem? Nenhum destes certamente. Apenas desejo que o artolas que for para lá consiga três coisas: pague as contas, detesto que o meu clube passe por caloteiro num época onde anda tudo preso por arames mas parece que só o sporting é o mau da fita; que tenha arte suficiente para, não destabilizando o valor eclético do clube, maximizar as potencialidades do futebol e dos recursos que tiver, que arranje quem coloque a equipa de séniors a jogar bom futebol, a serem competitivos e a ganhar um campeonato a cada três anos; e, por fim, a manter a estrutura eclética do clube num clima de sossego e sustentação para os próximos anos.
Ainda assim acho que vamos ficar pior porque nenhum destes tem o mínimo indispensável para o lugar a que concorre. Quem entrar espero que deixe ficar o Jesualdo Ferreira. Dizia ao meu pai na altura da saida do Belga que ali sempre funcionaram apenas treinadores mais velhos (e não me refiro a Boloni para quem um pepino e uma bola, são siameses). Poucas vezes nos demos bem a inventar. Jesualdo está no sítio certo, pena é que tenha 60 e qualquer coisa anos. E aquilo é a praia dele: jogadores novos a precisar de orientação, com demasido potencial, com um futuro promissor que bebem tudo o que um professor tiver para lhes incutir e com uns quantos maduros, sabujos para equilibrar aquela irreverência própria da juventude com matreirice como era com Pedro Barbosa, Rui Jorge, Paulo Bento, Oliveira...
Esperar para ver.

Sem comentários: