Acabei de ver uma reportagem na
rtp1 sobre a questão de saber se, devem ou não, existir trabalhos para casa. Como é
óbvio as associações de pais, desde as siglas mais conhecidas até às mais
obscuras, opõem-se às ditas tarefas.
Questões: Peço aos alunos para
fazerem trabalhos para casa porquê: Porque me sinto mais feliz com a certeza de
que, estando eu a trabalhar em casa muito para além do horário que me é
estabelecido e longe da família, me sentirei mais acompanhado no infortúnio,
sabendo que os meus alunos também penam em suas casas como eu ou porque lhes é
favorável?
Só mentes ineptas é que podem
sequer pensar que o faço por gozo. Eu tenho a certeza que se não pedir algum
tipo de tarefas os meus alunos, ou a maior parte deles, não olha para os livros.
E eu também não olharia. Sim não leram mal. Eu ainda não fiz o computo de modo
a comparar com o meu trajecto escolar mas parece-me que eles passam muito tempo
na escola. Mas os pais gostam porque também eles estão no trabalho e querem os
petizes guardados. Deveriam, sem dúvida, utilizar o tempo disponível na escola
para tratar dessas tarefas mas eles preferem, na maior parte dos casos, ir
apanhar ar. Só palermas é que pensam que se os trabalhos de casa forem banidos,
as notas começarão a subir como merengues. Certo dia um aluno estrangeiro em
Portugal disse-me: nós lá trabalhamos mais, estamos com mais atenção e temos
muitos trabalhos de casa. Este aluno ao fim de dois meses mais do que arranhava
Português e tinha as melhores notas nas disciplinas que dependiam pouco do
Português, como Matemática ou a Físico-Química. É tudo uma questão de trabalho
e esforço. É sempre.
Eu tenho tempo na escola em que “dou”
sala aberta o que não é mais do que uma sala de estudo à qual os alunos,
tirando aqueles do básico que estão “castigados ali”, se podem deslocar lá,
como os do secundário, pelo tempo e para tratar das matérias que quiserem. Os
castigados como é óbvio não gostam de ir. É-lhes penoso e penoso é para mim que
me sinto como no mar a lutar contra um mar que está demasiado revolto. Os do
secundário, salvo raras excepções, não aparecem. É tão simples quanto isto. Eu
também gostava muito de dar aulas numa escola dessas modelo para ir ver esses
métodos brutais em que os alunos são bestiais. Eles e o seu meio que é de
feição: pais preocupados e com formação superior que lhes permite ajudar os
petizes, que os faz andar na linha, que lhes arranja explicações por fora, que
têm na escola as condições que eu apenas vejo nas escolas do parque escolar.
Esses podem ser bestiais mas isso não torna os meus, bestas. Torna-os normais, miúdos
com força de viver o que lhes é mais querido. Podiam mais? Ui, sempre mas há
uma coisa, para além de um milhão de elas, que precisam que é: convencimento.
Convencimento de que podem, de que devem, de que é esse o caminho certo. Quando
uma pessoa se convence que não há montanha, parede ou escolho que nos desvia do
caminho, esse é o verdadeiro momento do crescimento. Eu ainda não consegui foi convencê-los disso mesmo.
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