terça-feira, julho 24

Moralidade unidireccional


"à mulher de César não lhe basta ser séria, tem também de parecê-lo.

Isto a propósito das descobertas da inspecção geral das actvidades em saúde, que encontrou duplicação de pagamentos ou de remunerações acima da média para os médicos. Ora se me pareceu bem que o bastonário viesse criticar a situação também me parecia normal que o bastonário viesse criticar os médicos que estavam nessa situação. Já são maiores de idade e devem saber se estão a roubar o erário público. Mas não. O bastonário vem dizer que a culpa é do sistema que passa a vida a mudar as tabelas. Raios...os médicos, pelo menos aos olhos do bastonário, nunca têm culpa de nada. São seres acima de qualquer suspeita. Como será que as pessoas verão esta situação de que os médicos ganham acima da tabela ou de que estes têm dupla remuneração? "Vão mas é trabalhar malandros! Estes gajos o que querem é não dar aulas! Querem é continuar a não fazer nenhum e a ganharem muito e a faltarem sem que nada aconteça! E onde é que eu deixo o garoto!? Tenho que ir trabalhar! Rua com os professores!" Mas senhor eu perguntava dos médicos...
Senhor bastonários fica-lhe bem alguma honestidade e é sua responsabilidade a defesa da classe. Não se defende um filho quando este rouba um chocolate e não se castiga, se repõe o dinheiro e se leva o rebento a pedir desculpa. É o problema de este ser um país soalheiro. Muita gente tem casas com telhados de vidro onde guarda uma moralidade de dedo de riste apontado sempre para fora e nunca para dentro.

Sem comentários: