quinta-feira, abril 26

Amargo sabor de boca


O meu Sporting acabou de ser eliminado das "meias" da liga Europa. Antes de tudo quero desejar os meus piores desejos ao platini. Pronto arrumado o ponto prévio, vamos ao que estas "meias" me trouxeram.
Jogámos dois jogos nos quais a equipa não deixou o clube ruborizado. Jogámos como uma grande equipa contra outra grande equipa. Creio aliás que seria justíssimo que tivesse sido este próprio jogo, o da final. A equipa do Athletic é um um conjunto de jogadores muito empenhados, que não viram a cara à luta e cujo timoneiro é do melhor que existe na escola sul-americana.
Do primeiro há a dizer que fomos na bagagem com 2-1 o que foi manifestamente pouco para o futebol praticado quer por eles, fraco, quer por nós, muito bem.
Deste jogo sobressaem algumas coisas: faltou izmailov e isso é muito nesta equipa, faltou uma atitude mais rija, mais determinada e, aproveitando boleia do castelhano, faltou um "par de cojones". Tinha que ter havido mais tensão, mais atitude ainda que com isto não queira dizer que jogámos mal. Fizeram um bom jogo mas faltou intensidade na posse e na pressão quando a bola estava do lado de lá. Podia ter caído para qualquer um dos lados ainda que o segundo golo obtido antes do intervalo foi do pior que podia ter acontecido. Íamos por cima, fomos com uma sensação estranha e o Athletic acabou por não ir para a cabine na mó debaixo que deveria.
Para finalizar, e deixo isto para o fim, o golo obtido mesmo no final do jogo...não foi merecido e o árbitro fez jus ao máximo dirigente da UEFA, isto é, foi filho da puta e explico. Por ser inglês só faz dele uma pessoa que conduz do lado errado da estrada, fala uma língua que supostamente inventaram mas que ninguém parece utilizar, cujo prato é da mais bela "brrr cousine". De positivo o bom gosto na escolha do Algarve e no futebol que existe naquela ilha e lá o futebol não é rugby, ainda que tenha muito apreço pelo desporto. Hoje o boi de negro que pastou no magnífico San Mámes, de apito em vez de anilha na boca, deixo os jogadores do Athletic fazer um jogo que teve tanto de viril como a roçar o estilo agressivo e isso não é futebol. Tenho por certo que aquele jogo em Portugal teria dado alguma expulsão do lado basco, tenho-o por certo. Também por aqui se vê a força do futebol luso.
Resumindo, podia ter pendido para qualquer um dos lados e acredito piamente que: se o Athletic jogar do mesmo modo, irá haver expulsões; estas eram as duas equipas mereciam fazer a final em Bucareste e daqui os meus sinceros desejos para que o Athletic vença a prova porque, tirando o "pau" que deram hoje, representam como povo valores que eu muito prezo. E em euskara... aupa Athletic!      

Sem comentários: