domingo, dezembro 11

Sei que não vão ler mas...


Na última sexta-feira, um dia após da entrada das portagens nas scut’s, tive que me fazer a casa e, como é da praxe na quase totalidade dos anos em que dou aulas, a A23 tornou-se o trajecto preferencial: por tempo, por comodidade e também por questão de segurança.
Sou condutor por gosto e não por obrigação. Gosto de conduzir e viagens grandes não me assustam mas não acho que a condução em auto-estrada seja grande entretém. É monotónica, monocórdica, monótona e tudo mono até porque vezes sem conta as viagens são feitas sozinho (o que eu até aprecio).
Adquiri a via verde que posteriormente “reajustei” a dispositivo electrónico de matrícula e estou “recenseado” como um daqueles que tem dez “transições” de borla. E é aqui que começa a minha acidez. Primeiro, a questão do utilizador pagador: sou contribuinte e como tal cabe-me, não porque quero mas porque assim é, entregar parte do meu ordenado para patrocinar coisas como metro’s, cp, carris, hospitais, obras de engenharia como a Ponte Vasco da Gama ou as estradas na cintura de Lisboa que, sendo portajadas não o são na medida justa do seu custo e outros serviços públicos ou obras das quais não faço uso. Não ando de metro ou comboio, não uso a Vasco da Gama ou vou a algum dos hospitais empresa que se fundaram e se patrocinaram neste país. Ou seja, sou pagador não utilizador. A única coisa de que me tenho serviço ao longo do tempo tem sido a A23. A sua conclusão coincide com o meu finalizar de curso e acabou por ser ela que me levou, em trabalho, a Castelo Branco, Mação, Sertã, Alvalade do Sado e nestes últimos anos a Vila de Rei. Não a uso diariamente mas há quem o faça. Escusado será dizer que desde o dia em que fiz dela a minha via de comunicação principal até hoje os custos associados para ir trabalhar têm sido progressivamente maiores e se assim é comigo como será com as pessoas que a usam diariamente, colegas meus ou não.
Voltando… na quinta-feira reli a legislação e descobri que afinal eu não tenho direito a dez viagens mensais mas sim a dez transições que, da leitura do referido documento, aprendemos que uma transição é um pórtico. Ou seja as notícias provam duas coisas: não se lêem as leis e o estado enganou as pessoas. Aqui permitam-me que os classifique como filhos da puta e merecedores de um pontapé no crânio (sim sou educado até determinado ponto – daí para a frente sou um verdadeiro cromagnon).
Assim na sexta-feira decidi fazer a viagem para casa ao longo da nacional como se a minha A23 estivesse infectada por um vírus contagioso. Resultado de tal empreitada: 4,4 litros por cada 100 quilómetros, 150 quilómetros percorridos, velocidade média de 80 quilómetros por hora. Tudo bom, inclusive menos gastos do que pela A23 tirando a velocidade média e por arrasto o tempo de viagem: mais meia hora que o normal. Para além disso 15 violações ao código da estrada vistas e inúmeras situações de perigo que vi, como cães a voarem para a estrada ou bermas que desabaram ou cruzamentos entre veículos pesados feitos na bênção das tangentes. Foi entretido porque foi novidade, não houve monotonia. Quero com isto dizer que é melhor por ali? Não. É seguramente mais barato mas infindavelmente mais perigoso: entre velhotes cuja velocidade (nos carros ou tractores) e reflexos entorpecem com a enchente das antigas vias, com o incumprimento de STOP’s por exemplo (esta foi uma situação normal), com os potenciais aumentos de atropelamentos (e vi um par dessas situações). Afirmo aqui que irá certamente haver um aumento dos acidentes e mortes. Não tenho a mínima dúvida.
Então em que modo é que alguém, nós condutores e pagadores e não utilizadores de outras obras nacionais e o estado, irá beneficiar? De modo nenhum. O trânsito na A23 era visivelmente menor e na nacional era comparavelmente maior. Segundo os contratos, o estado paga em função inversa ao tráfego, isto é, paga mais se passarem menos. As pessoas perderão, no extremo a vida e se assim não for o estado há-de garantir pessoas acamadas ou deficientes para o futuro, ou seja, perde ainda mais do que com a sua morte.
Quem ganha? Bem provavelmente as empresas privadas com quem o estado estabeleceu negócios ruinosos para nós. Assim sendo a equação é simples: para manter uma merda de contratos ruinosos para todos empenhamos tempo, dinheiro e a vida para que um conjunto de empresas mantenham os seus lucros. Uma espécie de violência doméstica: a mãe (nós) apanhamos do lombo enquanto o pai bebe e joga e guarda o dinheiro para as putas e o filho (o estado) perde porque a mãe deixa de conseguir fazer o que antes lhe fazia (pagar impostos), até trabalhar, e perde com as sequelas psicologias para toda a vida (gastos com os acidentes e deficientes).
Quando é que isto tem volta? Quando a mãe se passar dos testos, pegar numa arma e arrumar com o pai ou o sistema. Eu voto para que se compre TNT e se rebente com as caixinhas branquinhas na borda das auto-estradas, com que se partam e se deite o fogo aos serviços da brisa e das concessionárias e que os jovens piratas informáticos que estão na ordem do dia, que eu muito aprecio, (meninos não entrem numa espiral doentia de anarquismo) rebentem com os sistemas informáticos dessas empresas - não deixem bit sobre bit.
Amanhã há mais. Cumprimentos de um ex-utilizador das scut’s.

Sem comentários: