domingo, novembro 27

D'a bola d'ontem


Do jogo. Posso dizer que do lado do meu Sporting, tirando a entrada de Matias, a equipa era aquela que esperava. Uma equipa para discutir contra outra boa equipa o resultado do encontro. Do lado benfiquista a novidade seria só a do centro defensivo e Jardel foi realmente novidade por ter entrado de início e por não ter comprometido na sua acção ao longo do jogo (isto apesar do penalty sobre o central Sportinguista).
Jogo bem disputado, não aberto e mais táctico, com o meio campo a ser o ponto de encontro das equipas. Os passes longos, mais do lado do benfica, foi o modo como ambas as equipas optaram por construir os seus ataques. Aqui sublinhe-se os muitos passes perdidos pela linha lateral do benfica. Com pressão alta os seus centrais tremeram na saída da bola e do lado dos meus no timming correcto para arrear a bola para longe no momento do aperto. Houve chances para os dois lados sendo a mais importante a de Gaitan, numa bela jogada estudada. Ainda assim as hipóteses não sorriram mais a uma equipa do que a outra e até ao golo, nenhuma equipa merecia estar na frente do resultado. O golo, como era previsível ao fim da primeira meia-hora se viesse, viria em bola parada ou erro crasso. E assim foi. O Sporting defende em zona os cantos e se o ataque ao lance não é decidido e se a bola acerta no local certo, o golo acontece e aconteceu. Pareceu-me que ainda a perder, o Sporting até ao golo tinha estado por cima do jogo.
No segundo tempo o benfica, com um golo, entrou mais moralizado e por cima do jogo e o Sporting viveu seguramente o pior período do jogo. Bola aos trambolhões, pelo ar e esse jogo beneficia a equipa mas trapalhona que para mim é a do benfica (tirando aimar e witsel). Quando a bola assentou no chão o Sporting voltou ao jogo e aí… Cardozo expulso. Não sei se… pareceu-me algo excessivo. Daí para a frente foi autocarro benfiquista e pressão Sportinguista. Podia ter dado em empate e devia mas não deu.
Nota para o árbitro: fraco, o amarelo a Elias é ridículo e durante a primeira parte teve dualidade de critérios no mesmo tipo de lance, faltas no meio do campo, onde o apito servia sempre a estranha fraqueza ao choque dos jogadores benfiquistas. Nos cartões foi pistoleiro justificando-se apenas um dos quatro mostrados, uma clara tentativa de controlar o jogo ao sabor do amarelo. Um penalty por assinalar que deveria ter visto porque o benfica marca ao homem ao contrário do Sporting que como marca à zona não promove esse tipo de situações. Não cumpriu os tempos e fez a vontade ao benfica no intuito compreensível de perder tempo.
Na análise do jogo vejo um momento fulcral. Quando Domingos aposta em André Santos, a substituição perde-se e aí o meu treinador deveria logo ter apostado num avançado. Ao entrar, André nada trouxe, nem posse, nem dinâmica ou linha de passe ao meio terreno. E depois ao entrar Bojinov, Domingos deveria ter retirado André. Mantinha Insua (a subir sem travões) que na meia distância e lances parados já provou ser importante, mantinha Schaars no meio a criar linhas de passe pelos meandros da chuva e poderia deixar ir Onyewu ir para a frente para o jogo mais directo sem problema. Aqui Domingos, à posteriori, falhou para mim.
Para finalizar: Incidentes – de lamentar e sem mas. A rever as questões levantadas pelo vice leonino relativas às condições dadas aos adeptos Sportinguistas. De lamentar a atitude da polícia ou dos elementos que controlam o acesso dos adeptos às bancadas. Não se entende como é possível haver tanta paneleirice com a revista dos adeptos e que depois de verifiquem as tochas acesas nas bancadas. Ridícula a questão da zona de segurança. As claques do Sporting estão legalizadas ao contrário das do benfica. Compreendo que se tenha cuidado com estes senhores mas julgo ser do boas práticas ter os mesmos cuidados com uns e com outros. Para Alvalade espero que o tratamento seja digno e que apenas seja permitida a entrada de claques devidamente licenciadas à luz da lei; Umas palavras aos treinadores. Domingos sincero, bem a analisar o encontro, sem subterfúgios. J. Jesus…algo triste. Teve um discurso coerente na flash interview mas depois na sala de imprensa teve uma ejaculação precoce verbal e disse que o modelo de jogo do benfica é seguido por todas as equipas, como se o futebol tivesse sido inventado com a sua pessoa… qualquer dia as outras equipas também terão de se vergar porque, por exemplo, decerto o verde da relva também foi inventado por este poeta que cria obras-primas no passo ritmado e furioso do mascar de pastilha elástica. É pobre.
Haverá mais jogos para a desfrutar destas duas equipas. Até lá, saudações leoninas.

2 comentários:

Alexius disse...

Achei engraçado falhar-te o Shift cada vez que escreves Benfica :D

O Adamastor disse...

:D é um raio dum tique nervoso... não sei explicar :P
Ainda assim, sendo só essa a nota de rodapé ao artigo, entendo por tanto que a análise foi correcta. Engano-me? Ou debatemos no "zona"?