terça-feira, maio 11

Incontornável



De pausa em pausa, ao longo do meu dia, fui vendo as primeiras horas do papa no nosso país. Todas as estações, sejam de rádio ou televisivas, cobrem o evento à saciedade :) Tudo bem, não é todos os dias que o papa pernoita por terras lusas.
O que me faz escrever não é a minha crença ou falta dela, não é a mera perseguição da actualidade. Faço-o pelas imagens que fui beberricando. De Fátima guardo memórias vagas, ilustradas sempre pelo sofrimento dos peregrinos pagando promessas em jeito de sacrifícios físicos. Também já visitei Lurdes que, provavelmente com ou a par de Fátima, perfaz outro dos locais ocidentais mais marcantes do ponto de vista cristão. Desse guardo memórias mais vivas onde continuo a relembrar a existência da mágoa física. As ideias substanciais que guardo destes locais de culto são as mesmas, as mesmas que encontro noutros locais e momentos característicos de outras religiões. Quem não se lembra das imagens dos muçulmanos na sua peregrinação anula a Meca. Sofrimento, devoção, muita fé e imagens que, por vezes, são tão rudes que não compreendo esses mesmos actos. Diferentes religiões mas iguais níveis de devoção, parece-me.
A devoção das pessoas é directamente proporcional às asperezas da vida e estando Portugal cheio de agruras, que já chegam a ser chagas de tão extensas no tempo e na resistência das mesmas, seria de esperar que a participação das pessoas fosse imensa, principalmente nos pontos de paragem oficiais. E assim foi, fossem as viagens de um, dez, cem ou mil quilómetros, foi possível encontrar nas ruas lisboetas, mesmo à distância de hora e meia de auto-estrada, pessoas devotas que achariam descanso na esperança do vislumbre do papa, da fotografia fugidia no telemóvel.
É noite já e o movimento contínua, a fé continua a mover os homens, as mulheres sejam eles jovens ou velhos. Curioso, aos meus olhos. Num país que vejo cada vez mais carente de valores morais, éticos, que se diz e vejo cada vez menos cristão, crente, não esperava ver tamanha demonstração de religiosidade. O mesmo país que ainda há dois dias atrás, devido a um mero jogo de futebol, projectou imagens de jovens e não tão jovens, em jeito de guerra civil. Talvez sejam mesmo estes acontecimentos, que se tornam mísera capa dos matutinos, talvez seja a marca da incompreensão de muitas acções do Homem que já nos deixam de surpreender, que tenham tido hoje resposta neste género de exalação geral, nas manifestações que hoje fui vendo. Não esperava, gostei de ver. Entre extremos navega este país.

Sem comentários: