quinta-feira, agosto 7

The "shrinking world"



A Teoria dos Seis Graus de Separação ou distância surgiu, pela primeira vez, em finais dos anos vinte, do século passado. A Teoria estatística proposta pelo Hungaro Karinthy exponenciava uma cultura desenvolvida antes da primeira grande guerra (o continente Europeu esteve em guerra durante 1500 anos e a esta chamam-lhe a primeira... coisas de marketing) onde brotavam teorias que permitissem optimizar a organização, em grande desenvolvimento, das cidades e das suas circunstâncias.
Com o advento e massificação das viagens aéreas ou, posteriormente, dos dispositivos electrónicos e derivados informáticos, a sociedade, dita ocidental, mergulhou num vórtice de informação (posse, controlo, troca, venda, etc) que subsiste até hoje. Isso criou uma rede de contactos que é dificil de classificar, que se renova, em cada individuo, com a consciencialização do mesmo pela mesma. Este tipo de interacções cedo depertou a curiosidade de estatísticos, sociólogos e de um psicologista em particular, Stanley Milgram. De um trabalho em grupo, na década de cinquenta, deste com Kola e Kochen resultou um trabalho que aferia de modo preciso o modo com se articulam as redes sociais e qual a sua implicação, numa leitura mais matemática, no futuro dessas mesmas relações (onde se inclui o conceito de grau de relacionamento).
Pela mão da Microsoft foi feito, durante Junho de 2006, um estudo, tendo por base o Messenger. Os dois investigadores responsáveis concluiram que o Planeta, à excepção do continente da Antártida por razões compreensíveis, está mais interligado do que seria de esperar. Concluíram que o número médio de intermediários necessários a interligar dois desconhecidos entre si é de 6,6 pessoas. Sendo um número médio, existem casos mais incríveis do que outros. Factos do estudo: amostra de 255 mil milhões de mensagens enviadas durante 30 mil milhões de conversas mantidas por 240 milhões de pessoas, apenas em Junho de 2006.
O estudo comprova ou confirma a teoria de Milgram que afirma que eu estou apenas a seis pessoas de distância de... quem eu quiser.

Sem comentários: