quinta-feira, agosto 14

Rir com energia



Onde nascem as grandes ideias? E as outras? Eu tive uma, das outras... Qual é a melhor fonte de energia? Sol? Vento? Fissão ou cissão nuclear? Carvão? Petróleo? Marés? Biomassa? Pois... tudo tem vantagens e desvantagens e a fussão nuclear, essa sim a provável fénix deste impasse, ainda está em parte incerta, tal como os dez mil milhões de dólares do projecto do ITER que jurou encontrá-la "no matter what!". O certo é que a maior parte da energia é requerida para quê? Movimento, deslocações, viagens longas de férias ou curtas ao supermercado ou para o trabalho. Assim sendo, o melhor modo de atacar o problema reside na capacidade de manter a mobilidade actual e que esta beneficie de um custo efectivo ambiental e monetário zero. Pois bem eu descobri, ou melhor, relembrei uma tecnologia com mais de quarenta anos que se aproxima desses requisitos. Não temam, não tenho a poção mágica, a não ser a de uma risada e mesmo desta última não estou certo... Atingido este registo, convido todos a participarem na zona das reflexões, num modo descontraído sobre qual deveria ou deveriam ser as fontes de energia priveligiadas e porquê? Têm ideias loucas? É nessas mesmo que o conhecimento se senta para fazer avançar as descobertas. Daqui a uns dias darei a conhecer a minha.

Sem comentários: