domingo, julho 27

Extremo, seguro.



Ontem fui fazer um curso de condução defensiva. Uma iniciativa promovida pela Renault, em parceria com a empresa ECP – Escola de formação da condução e prevenção rodoviária, com o patrocínio da Michelin, entre outros. Foi uma iniciativa muito interessante e proveitosa. Eu já tinha tido a vontade de entrar numa iniciativa destas e gostei bastante. Houve quatro percursos com quatro carros diferentes nos quais foram testados os sistemas mais comuns, como o ABS, ou os mais inovadores como o ASR ou o ESP. Tudo sempre após uma aula teórica. Escusado será dizer que, mesmo após 11 anos de carta de condução ele há coisas que ainda não tinham sido experimentadas até ontem. E foram bem praticadas. O que mais me surpreendeu foi o ASR ou controlo de tracção. Entrei numa curva apertadíssima a 60 km/h, o que escudado será dizer ia muito acima do normal, e o Laguna não se moveu um cabelo da trajectória. No meu bote aquilo teria sido derrapagem tão certa como a morte.
Uma ideia que trouxe: por muitos que sejam os sistemas de segurança, activa ou passiva, a ideia é continuar a utilizar o Código de Estrada como até aqui e não pensar na bolha de segurança que os mesmos nos dão e esticar, a coberto deles, um pouco mais a corda, isto é, o carro. A curva a 40km/h deve continuar a ser feita do mesmo modo, apesar dos ABS’s, ASR’s ou demais S‘s. Aconselho e todos. Também acredito ser de todo útil que as marcas oferecessem este tipo de cursos a quem comprasse um novo veículo.

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