sexta-feira, janeiro 18

Desalento


Algumas vezes dei conta aqui da injustiça social que muitas pessoas sentem e sofrem quando enfrentam a realidade de que, muitas vezes, um canudo não serve e até atrapalha na obtenção de um trabalho merecedor dos tempo, do dinheiro, do esforço dispendido em 5 ou 6 anos ou mais de estudo universitário. Envergonho-me deste país quando me confronto com situações próximas dessa falta de honestidade social. Irrito-me todas as vezes que sou forçado a ir ao iefp buscar não sei bem o quê e sinto-me a esvair de forças, de vontade de tudo em todo o tempo que lá passo. Felizmente os períodos de inépcia têm sido curtos. Porque trago este tema?
Hoje a TSF colocar no ar, com repetição mais tarde após a 1h da manhã, a reportagem de Maria Augusto Casaca, "vidas por um canudo". A reportagem não peca em nada e os testemunhos ali relatados na primeira pessoa fizeram-me relembrar de novo a vergonha que este país me transmite. Não tenho vergonha das pessoas trabalhadoras mas tenho-a dos políticos ignorantes, irresponsáveis e de reles calibre que este país teima em não fazer desaparecer nem à lei da bala, sejam eles de que cor política forem. Metem-me nojo.
Quase todos os relatos falam na ideia de ir lá para fora encontrar o que a sua terra não lhes dá. Falei aqui também que conheço alguns que já foram, já vieram, não voltaram, estão a pensar ir e outros pensam em ir de novo para provavelmente não voltar. Será que um país aguenta com tal evasão de profissionais. Será que o nosso país vai ficar, sem desmerecimento mas colocando cada um no seu devido lugar, nas mãos dos "novas oportunidades" e do seu reles criador? Será que o futuro estará nas mãos dos reles alunos que, movidos pelo espírito facilitista, frequentam cursos que nada mais são do que uma vergonha e uma calamidade para o futuro do país?
Raios, Portugal parece um acidentado que, à beira da morte, leva um enxerto de porrada com a desculpa de anestesiar o corpo da dor. Faço um apelo: se algum sniper "with license to kill", de férias pelo Algarve, passar os olhos por isto que faça um favor, pegue nas palavras doces de Nancy Sinatra e...
Vou tentar colocar em breve, em versão áudio, a reportagem emitida pela TSF.

Sem comentários: