quarta-feira, setembro 21

Buracos... no bolso


Qualquer tipo de frases ou ideias que não acabem com uma pena de prisão e a perda de pensões futuras sabe-me a...fdp! Isto de que o poder judicial não se cruzar (pensamos nós... se as paredes falassem Dr. Noronha...), para além dos beberetes da praxe, com o poder político começar, a feder.
Se a incompetência de não actuar, conforme pede o senso comum (bem sei… o meu não é o vosso e assim por diante), a ética e a moral (essas velhinhas que ensaiam o verbo falecer), de se esconder sistematicamente por detrás de um biombo, que tudo tapa apenas aos olhos, tem que acabar de uma vez por todas. É como saber que a(o) vizinha(o) do andar de cima apanha com a religiosidade do treze de Maio e não fazer nada. Enchemos a boca com a palavra "excelência" mas é a incúria que nos rege os dias.
E não se diga, apesar de entender o ponto de vista, que o julgamento será sempre o democrático. Basta ver os últimos 80 anos: Salazar, "mil governos" de transição, Mário Soares, Cavaco Silva, António Guterres, Durão Barroso... vórtice do espaço-tempo que não reconheço... José Soc… não consigo pronunciar o resto sem vernáculo e a minha mãe lê isto… e por fim "Batman, Robin e o seus amigos magníficos". Olhando para trás, o que é que a democracia diz de nós!?

PS: aquilo que soçobra da Madeira são buracos, qual queijo emmental e nem me falem de que a Madeira está a anos-luz do que era. Com sacos de dinheiro até eu tinha mandado construir uma ponte para virem ao continente de carro! Uma sondagem. Em A está representado:
1. Alberto João Jardim;
2. Alberto João Jardim;
3. Alber… um rato.

segunda-feira, setembro 12

Shameless - imperdível sem mas



A banda sonora ou a música de abertura da melhor série que me lembro de ver. É como a minha novela :) bem girinha

Flashback


Lembro-me de ter terminado de almoçar e eu e o meu pai, que dava uma volta no jornal diário, estavamos sentados na sala, eu vendo o noticiário da tve como era hábito lá em casa após as duas da tarde quando o mesmo irrompe numa última hora: avioneta choca contra wtc. Pensei: "que raio... como uma coisa tão pequena (julgava-se ser um cesna) não conseguiu desviar-se de tamanho arranha céus?" e depois vejo o outro a passar e a desaparecer para depois se transformar num golpe de fogo na barriga da outra torre. Não me recordo das palavras certas mas... "carago, outro!" e o meu pai "não pode ser!?" mas foi. E ele logo disse: "isto não é normal, passa-se algo" e assim era. Após isso foi uma catadupa de informações das quais os próprios pivot's da tve não conseguiam dar abasto ou sequer lhes faziam sentido tal era a incredulidade do momento. Recordo que após isso fui até à universidade e a aula acabou por redundar naquelas imagens. Só queria chegar a casa para saber tudo, numa saciedade quase mórbida numa alma geralmente em sossego. Acompanhei as coisas, vi e tirei fotos pela internet e vi o mundo a entrar na espiral que se seguiu. Seguiram-se factos que ainda hoje não se explicam e as teorias conspirativas de que um país do primeiro mundo, temente da liberdade e da honestidade deveria dissipar. Morreram directamente nos ataques 2977 pessoas mas sabe-se hoje que muitas mais, quiçá um milhar, já terão perecido devido a terem participado nas operações de resgate que, em função dos resultados, rápido se transformaram em operações de rescaldo. Amianto, plásticos vários, combustível de avião, vernizes, tintas e outros materiais foram consumidos pelos incêndios e o resultado foi uma área coberta por uma atmosfera que acabou por condenar os voluntários a uma via-sacra maior do que a de aqueles que não viram o dia seguinte. Para uns a morte foi quase instantânea para estes será penosa. Do conjunto de fotos que tirei nos dias seguintes não esqueço uma que alguém tirou apontando para o buraco causado pelo embate do primeiro avião. Lá é possível ver uma pessoa, de pé, como se estivesse no seu escritório com um café nas mãos olhando o skyline de Nova Iorque. Aqui, hoje, optei por colocar uma que talvez não tenha tido as páginas de jornais como muitas outras, ou a imagem do avião a desaparecer de trás da segunda torre, mas sim a da última viga a ser retirada do ground zero (maximizem). Não sei porquê mas pareceu-me mais simbólico para todos, inclusive para os que, aos dias de hoje, se debatem com doenças respiratórias dignas de estudos médicos apenas possíveis em acontecimentos desta magnitude que, qual Hiroshima, permitem verificar a resiliência do Homem.

Tens queda para a arte?

Sentado à mesa



Agora que volto "à mesa" do trabalho...

O caminho faz-se caminhando



Para além da curva da estrada
Talvez haja um poço e talvez um castelo,
E talvez apenas a continuação da estrada.
Não sei nem pergunto.
Enquanto vou na estrada antes da curva
Só olho para a estrada antes da curva,
Porque não posso ver senão a estrada antes da curva.
De nada me serviria estar olhando para outro lado
E para aquilo que não vejo.
Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos.
Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer.
Se há alguém para além da curva da estrada,
Esses que se preocupem com o que há para além da curva da estrada.
Essa é que é a estrada para eles.
Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos.
Por ora só sabemos que lá não estamos.
Aqui há só a estrada antes da curva, e antes da curva
Há a estrada sem curva nenhuma.

.
É de Alberto Caeiro mas veio embrulhado by Fujiko

sábado, setembro 10

In rage


.
Estou farto. Estou farto da merda dos buracos nas estradas e da imensidão de tampas de esgoto, água e demais que me lixam a suspensão e pneus do carro. Estou farto das pessoas que não sabem falar ou que escrevem com mais erros do que crateras há na Lua. Estou farto dos palermas que não facilitam na estrada e que só pensam no puto do seu umbigo - se estou a entrar na auto-estrada, se estou a sair da gasolineira porque raio não chegam o carro para o raio da outra faixa!? Estou farto dos incompetentes no trabalho e que encontro sempre ao virar do corredor e das caras idiotas de que deviam fazer o trabalho mas que passam o puto do dia a encher chouriço ou a arranjar uma desculpa para chegar tarde, sair cedo e pelo meio inventam uma dor de cabeça para irem dar uma volta. Estou farto do meu ordenado que quase já nem me serve de desculpa para trabalhar. Estou farto dos avaliadores e das avaliações que disso só têm nome, nada mais. Estou farto das cunhas e dos xicos espertos aos quais só apetece arrancar-lhes a cabeça à dentada. Estou farto de que os bons programas passem a horas impróprias. Estou farto de novelas! Estou farto do palerma do anúncio do continente, do José Rodrigues dos Santos e da puta da mania com que falam, deviam ser cactos com um ataque de urticária no corpo todo, a começar pelo cu. Estou farto dos azeiteiros que aceleram no meio da cidade e que nunca dão defronte com os cornos numa árvore e me dão paz. Estou farto dos camelos das zundap's, famel's e outras motos quitadas à moda dos chunings que só sabem fazer barulho com aquelas merdas e me ferem tímpanos e vista. Estou farto dos ministros, dos políticos e das suas bocas cheias de verborreia às quais só me apetece encher de porrada e de outros sugadouros do meu sangue como melgas e mosquitos. Estou farto da crise, da economia e do contínuo verter de notícias desanimantes. Estou farto desta treta de internet que tem a rapidez de uma preguiça prenha. Estou farto de sindicatos e dos camelos dos seus dirigentes. Estou farto dos roubos que me fazem no gasóleo, na água e em quase todos os bens de consumo. Estou farto do euro que fez com que qualquer badameco de comerciante aumentasse os preços para o dobro e do estado que nunca fez nada. Estou farto do acordo ortográfico, uma espécie de novas oportunidades para os anormais que o defendem e que nunca conseguiram aprender a nossa língua. Estou farto de escrever e só não estou farto de mim porque não tenho aqui uma merda dum espelho. Estimo bem que todos se... e morram lá longe para não ter que ficar aqui a levar com o vosso fedor.

segunda-feira, setembro 5

No comments


Curtas


#1
.
Ricardo Carvalho perdeu o norte e junta argoladas sucessivas parecendo pertencer à tribo tailandesa das mulheres girafas. Parece óbvio, e já outrora creio que Mourinho o dissera com todas as letras após um desentendimentos entre ambos, que o rapaz precisa de ajuda psicológica. Sem drama, destrambelhou e como tal deve ser punido.
.
#2
.
Passos Coelho afirmou que 2012 será o ano do princípio do fim da crise... Huummm onde é que eu já ouvi destes dizeres? Que crise será? Relembrando Eça Queiroz "Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo." Mas se ainda agora trocámos senhor Queiroz!? Há que mudar o verbo. "adivinhar o futuro é muito duro" by Sergio Godinho.
.
#3
.
Medidas de combate ao défice. O Ministro afirmou que a nova taxa é para aplicar apenas à classe rica que aos olhos do Governo é aquela que recebe mensalmente 4700 euros mais coisa menos coisa. Aqui recupero a afirmação de um dos homens mais ricos, Warren Buffet que disse assim... "Warren Buffett doesn't think it's right that his tax rate is lower than his secretary's." Podem ver no NY Times ou nesse link. Então a questão coloca-se: será que é mesmo assim? É bem capaz se pensarem que são eles que conseguem contratar os melhores técnicos em leis ou finanças para os safar destas medidas governamentais. Assim sendo o que este governo vai taxar são os funcionários públicos que mais recebem. Só. É fraco, fraquinho.
.
#4
.
As tiranias do norte africano até à foz do rio Nilo estão a desfalecer. Uma ditadura pode demorar pouco ou muito tempo mas uma coisa é certa: não dura eternamente. Pena é o que se perde em tempo, vidas e recursos nesse processo de "escurecimento".
.
#5
.
Quase continuando o anterior... Merkel perde mais umas eleições e com isto, parece-me, cheira a fim de trajecto assim que a democracia for chamada a sair da urna. Os políticos que surfaram a crise afogam-se nas vagas da mesma. Os que se seguem não serão melhores mas o serem diferentes faz retornar a sensação de enjoo à estaca zero seja aqui, em Espanha ou na Alemanha. Desse "enjoo" novas virão... Outono, Inverno, Primavera...

Cento e vinte segundos de calma estridente



Um dos melhores "intros" de que a minha existência tem presente. E uma letra a condizer. Provavelmente a melhor banda de sempre. Para deleite próprio e dos vizinhos :)

sexta-feira, setembro 2

Bom filme, boa música



Faz parte da banda sonora de um filme meu de culto. Ando a querer revê-lo...

A união faz a força


quinta-feira, setembro 1

...à luz da troika

.
É dia 1 de setembro e a partir deste momento electricidade e gás sobem e mais que triplicam o IVA. Vai daí...

quarta-feira, agosto 31

Again and again and again...


Acordo ao nanómetro


Mais uma medida para atacar o desperdício - rentabilizar o chão. Os bebés terão agora disponível um metro quadrado de espaço para o seu deleite e diárias jogatanas. Uma medida com influências chinesas que irá preparar os petizes para o futuro local de trabalho intensivo. Estarão as brincadeiras condicionadas? Nem pensar! Este tipo de arrumação possibilitará que os meninos exercitem a imaginação na procura de novos jogos, fisicamente porque competindo entre eles poderão roubar espaço aos outros meninos - iniciando-se assim na disciplina do bullying com anos de antecedência - permitirá igualmente reduzir a factura relativa ao aquecimento e como sistema de alarme, uma vez que o rabinho de um bebé estará perto do nariz do outro e assim não haverá fralda suja que fuja beneficiando a saúde pública. Outras medidas estão na calha como o ressurgimento da não depilação, favorecendo a venda da roupa ao estrangeiro e a poupança de água, electricidade... O uso completo dos palitos (que isto de usar apenas uma extremidade é de loucos), os banhos de chuveiro devem demorar o mesmo mas agora em grupos de três, a reutilização das pastilhas elásticas para os mais diversos objectos quotidianos como mobiliário do ikea, entre outras... Tudo é digno, no acordo da troika.

De acordo em desaprender



E amanhã volto ao trabalho, com a benção da nova equipa ministerial e com o acordo da troika. Hoje tudo se faz e tudo se pode se estiver no acordo. Um dia iremos acordar deste acordo e calculo que tudo dependerá da força da "maria joana" em nós porque só com anestesia é que tudo será suportável. Volto mas espero que passe rápido. Vou com a alegria própria do trajecto de um velório. Pela primeira vez, vai para nove anos, vou iniciar um novo ano sem vontade ou, o que é o mesmo, com a vontade de que este ano serei realmente bom como o sistema me quer, ruin. Ver se o meu amendoin se ajuda, pensa nalgo diferenciador e se largo isto, que ao dia de hoje, fico cada vez mais velho, sem o retorno profissional digno do esforço e da dedicação pessoal, numa completa perda de tempo. É o que sinto.

Sobre a presente colheita... de sócio 87789



E depois de ver alguns jogos de pré-época, de ver os primeiros a doer quer pela tv quer no estádio, posso afirmar que esperava mais. Considero que tudo foi bem feito, passo a explicar: a equipa técnica foi bem escolhida, Domingos parece-me ser uma pessoa muito capaz de discurso coerente e organizado, isto apesar das expressões que faz ao embater na dura realidade sportinguista. Ser ou estar no Sporting tem destas coisas. Compreendo a opção de Domingos de iniciar a época com os jogadores do ano anterior - são os jogadores que melhor se entenderão no campo, ainda que o ano passado, os resultados obtidos e mesmo os de este ano, desmintam nalguma medida o que penso.
A única coisa que não entendo foi a abordagem ao mercado, principalmente neste final. Critico a abordagem no sentido da valia dos jogadores que, se fossem bons, se imporiam quase à partida. E se bem que azares existem (por ex: lesões) não entendo a opção por Luís Aguiar, lesionado ou por Elias, só o jogador mais caro e que nem a Liga Europa vai jogar. As compras de última hora que pediam um central, com a respectiva venda de, na minha opinião, Carriço, e a compra de um marcador de golos goram-se no dinheiro gasto em Elias e na venda por atacado de Yannick ou Postiga por balelas. Não entendo. Esperava mais e acho que os adeptos e sócios também o mereciam.
Da minha ida a Alvalade retirei que: ver ao vivo não tem nada a ver com ver no sofá; Yannick, Postiga, Polga são jogadores esforçados e não merecem o tratamento dos adeptos. Ser esforçado não chega para este patamar mas Esforço é uma das nossas "divisas" e eles são-no e por isso não acredito que o assobio seja o mais apropriado e benéfico. De resto... Julgo que Schaars anda a tentar entender-se. Com ele defendemos com onze mas atacamos coxos. A equipa não pensa o ataque com ele, vê-se frequentemente perdido nas acções ofensivas mas tem valia. Não gostei tanto de Capel no primeiro tempo. Não fora Schaars a ajudar Evaldo e este ter-se-ia visto em muitos apertos. O espanhol só corre para a frente, não me pareceu ser jogador de equipa. Acredito que ainda não terá a forma no seu ideal mas... não gostei. E depois parece que para termos um golo é necessário quadrar o círculo... tantas chances e como por magia um guarda-redes desconhecido parece ter a capacidade de ir buscar a bola aos sítios onde as aranhas fazem o seu condomínio - parece maldição ou bruxedo. Talvez por isso deixo o vídeo ao início, porque existem clubes que são diferentes e ser deles diz muito do carácter de uma pessoa. :)

terça-feira, agosto 9

Sobre rodas



Há muitas maneiras de fazer o caminho, mesmo se se fizer caminhando :)

Contas "de vida"



.
Um abre-olhos vivido na primeira pessoa.
.

A volta a casa tem sempre características invariáveis sendo, uma delas, a falta de paparoca em casa. E assim a grande superfície ganhou espaço como um destino a muito breve trecho. Lá fui. Fizeram-se as compras e no final aquando da conferência da folha de "papel higiénico", que nos é oferendada pela menina da caixa, apareceu um tópico que dizia: " 23% Tara Garrafa 33 - 0,06 euros". No cabaz que havia adquirido não havida nenhum artigo que viesse guardado num qualquer recipiente de vidro vai daí... na caixa central foi dito qualquer coisa como: "pois é erro, a máquina às vezes faz isto". Hein? Eu não sou grande fã da hegemonia da marca Continente, das suas promoções em cartões e demais truques de magia. Tenho até para mim que os seus preços serão acima das outras grandes superfícies. Agora relaxadamente dizerem que a máquina às vezes faz isto... Dirão vocês: caramba, são só 6 cêntimos, ou seja 12 escudos, mas agora pensem neste erro multiplicado por não sei quantas compras diárias neste Continente. E se isto acontece noutras lojas da cadeia? Ui.. muito dinheiro não? Pois...

Versão original



Gosto mais da versão de William Shatner mas... fica o original.