terça-feira, julho 26

"Assim me voo" by Fujiko



Para quem o nome possa assustar digo: ouçam primeiro e depois, se assim for o caso, queixem-se à "gerência". Se gostarem... têm que esperar porque computadores e areia não são compatíveis e, nesta época, ganha o dolce fare niente far away from this machines. Até que o sentido seja outro.

segunda-feira, julho 25

Are you in the "mood(y's)" to learn something!?



"...and here's the good news": we are not America, we are unique and specials in so many many things. You can turn us down as many times as you like but we shall prevail and rise over and over again like we did in the past. We can understand what you say, in music or movies, and in what you write, in the newspappers, books, the internet. Can you say the same?
Best regards,
A common Portuguese.

...do métier

domingo, julho 24

Homem vs música

All the same



The future belongs for those who prepare for it, today.

Another one bits the dust


Se optarem por pesquisar na rede em imagens, textos ou outro qualquer formato, verão que a miúda passou por aqui de modo rápido ainda que intenso. Poderia dizer, e digo, que cada um fará da sua vida o que bem entende, não afectando a dos outros, como é óbvio. Ela afectou e foi o mais recente paradigma dos ídolos de alcofas. Que quero eu dizer com isto? Se derem uma vista de olhos às vidas de Kurt Kobain, Jeff Buckley, Janis Joplin, The Lizard men - Morrison ou de Brian Jones, para retratar os mais conhecidos, encontram sempre o mesmo "móbil" - desde muito jovens demonstraram dotes únicos para a música. Formaram bandas, entraram no circo e por ele acabaram por ser consumidos. Consumo acaba por ser uma palavra de destaque nas suas vidas e é com base nisso que a sua mesma vida se acaba por consumir sempre aos vinte e sete anos. Será só circunstância ou quererá dizer mais qualquer? Eu não acredito muito em coincidências e por isso creio que este será o limite de quem vive para além dos limites do corpo, da cabeça e será aqui que, na procura de mais algo, apenas encontra o ponto sem retorno. Compreendo todos estes casos menos o último isto porque a sociedade da informação frequentemente mostrou que o caminho era este e pouco se fez para travar este sentido com destino certo. Uma morte lenta, quase com aviso de recepção, quase uma morte pública. Não era muito adepto do seu modo de estar e por isso, apesar de gostar da sua invulgar voz, do retorno a um estilo soul que andava longe do mainstream, não procurava pelo seu som. Ouvia-o apenas quando vinha ter comigo e pouco mais.
Agora dir-se-á que se perderam vinte, trinta anos de música, dez ou quinze hits para o álcool e as drogas e que a música jamais será a mesma. A música não será igual porque nunca se sabe por debaixo de que pedra sairá o novo hit, o novo estilo, o novo cabeça de cartaz. Não se sabe nem vale a pena teorizar sobre isso. Temos a infeliz ideia que controlamos tudo e não controlamos nada. Por isso hoje é hoje, o céu continua azul, a Terra há-de rodar vertiginosamente para nos mostrar o sol e a lua e tudo o resto seguirá como se tudo resultasse de um jogo de dados. Einstein disse que deus não joga aos dados. Talvez não mas nós jogamos e isso faz de nós e do que nos rodeia do que somos, para onde vamos e qual a marca que deixamos. O resto é conversa. É verdade, falava da morte de Amy Winehouse.

quinta-feira, julho 21

Jackass à lá tuga



Aqui está um verdadeiro pioneiro, reclamou para si o franchise do multimilionário jackass e o resto é... é só ver. E não há que confundir - bigodinho típico para a apanha selectiva do caldo-verde, cabelo à... , idade para ter juízo e um gosto genuíno por um descanso de fronha nas pastagens, dignas do verdadeiro merendero. Tivesse a unha, o belo peito peludo ao descoberto, o cachucho no anelar e o fio d'oiro a emaranhar-se na penugem e será o inimitável ibéricos machus. Gosto do título, curtinho, preciso e verdadeiro - quando a coisa aperta um falhanço à patrão! Vai-te a eles leão! O céu é o limite, se não vier trânsito pela frente.
"Puto o medo é uma cena que a mim não me assiste" Impagável

Mexican standoff


.
Já começa a ser um constrangimento a falta de força e de poder de decisão da classe política europeia para resolver o problema financeiro de um modo rápido e definitivo. A crise é geral e se se esperava que existissem políticos de fibra, como antigamente (e não falo nos nacionais como Soares ou Cavaco a quem devemos muita desta desordem), a esperança desfalece a cada cimeira ou reunião ou outro qualquer sinónimo que ilustre a ocasião. E as medidas tomadas são, no mínimo um assalto descarado, e desse assalto poderá surgir um tamanho buraco que engolirá assaltados, assaltantes e "mirones" de turno. Um verdadeiro mexican standoff num qualquer spaghetti western de mau gosto. Para países que indicam que a ineficiência do sul é a causa principal do modo de estar das contas públicas, não consigo vislumbrar onde é que eles colocaram a sua alta eficiência. Farão os do sul ao norte o mesmo que os argentinos fizeram certa vez ao Brasil? Água com “adoçante”? Não se percebe mas volto ao mesmo. Os alargamentos realizados sem perspectiva a médio prazo, a concorrência desleal do outro lado do mundo e outros erros explicam o beco em que está tudo.

Uma melodia tão simples como boa



Anda esta musiquinha a rodar na rádio e parece-me muito apropriada para esta época, pelo menos parte do refrão. Não sou fã de hip-hop daí que me fique pela magnífica parte das meninas apesar de ler que, em concerto, este projecto é bastante interessante. Ainda assim preferiria uma versão mais melódica apenas das meninas. Mas força porque estão no bom caminho.

"My bags are packed – i’m on my way
The sun comes up – i’m on my way
Wind is whistlin’ in my ears
The road awaits – i’m on my way" :)

Ainda vejo a onda a enrolar ao longe...


E ao enésimo dia, o corpo lá se sossegou. Já cheira a férias. As pessoas já emanam outras cores, outros aromas, sorrisos, vestem-se com pouco (bom e mau, depende... :P) e calçam-se os chanatos da ordem, tudo parece mais distendido ou então são os meus sentidos que estão desatinados. Passou ainda pouco tempo e até parece que as coisas estão gradualmente a habituar-se ao dono, não as paredes mas o resto, ou será que sou eu que me tenho que ajustar? Ainda não deu sequer para readquirir o ponto certo na cama que, como minha que é, deveria estar em modo "busca, rebola, faz de morta" mas... Contorcido não tenho ficado mas o "picolin" rijinho comprado a meu gosto parece tarear-me ainda o cortiço. Ou será da falta do susto madrugador? Quando a obrigação a si se obrigava, e a mim por arrasto, parecia que nada pesava nem as poucas horas de sono, nem a moleza do colchão arrendado, nem o dia grande pela frente e a água do chuveiro levava a réstia de má disposição que poderia subsistir. Agora... Que venha a areia e a água quentinha da praia rápido porque, para lá de ser merecida, põe-me a coberto e longe desta moleza, aqui, assim... que está a deixar-me cansado :)

quarta-feira, junho 29

Só mais um pouco... corpo



Working from seven to eleven every night, it really makes life a drag, I don't think that's right...

segunda-feira, junho 20

ìa formoso mas não seguro, Nobre à votação



Mau augúrio… Depois de ouvir à boca cheia que a oposição se iria opor à eleição de Fernando Nobre parece-me algo fraco que se tenha que esperar 24h para se apresentar outro candidato. Então Passos Coelho não deveria ter precavido esta situação? Bem sei que é o Presidente da AMI mas a Assembleia da República não é, ainda, um teatro de guerra… É esperar 24h para além da data definida mas se isto se passa com uma situação digamos, e sem menosprezo, de somenos o que será quando Passos Coelho tiver que navegar à bolina pela tempestade perfeita onde nos encontramos? E depois de ouvir a declaração de Fernando Nobre, que será certamente uma pessoa muito válida e determinada, dá para ver que não seria seguramente uma boa escolha o que aumenta o nível de teimosia do candidato e do indigitador. Deu gosto, por outro lado, ver naquele deputado açoreano do PS, com tiques de larápio, a comentar com um sorriso entalado entre os caninos, a situação inusitada. Passos Coelho a dar ar fresco a mortos políticos. Afinal seremos sempre garotos ou este não serve de exemplo, nem para os que estão encarcerados mas hoje em dia é mais fácil aparecer na TV a espraiar uns bitaites do que a descascar uma banana.

sábado, junho 18

As novas peças


E o novo governo surgiu, numa manhã submersa numa espécie de esturro económico e financeiro lá para os lados de Belém. Estava o mundo todo há espera? Meio mundo? O Sr. Alcides que é vizinho do Presidente e que faz colecção de matrículas dos carros das individualidades em cruzam, beirados adentro, os portões do Palácio de Belém? Sim, mais duas rolas, três gaivotas do Tejo, um taxista e uma paragem cheia de nativos a interrogarem-se se… “hoje também é greve, é? Ouço passos de coelho nas redondezas… malditos comprimidos para as artroses, atacam-se-ma cabeça duma maneira”
Este será o Governo de muitos recordes ainda antes da posse, a saber: poucos ministros, onze apenas e deles muitos independentes, poucos pertencentes às máquinas partidárias, muitos já trabalhavam respeitosamente fora do âmbito político, duas meninas e três trintões, com menos idade do que eu, portanto papás, ainda não é preocupante, não sei bem o que faço da vida mas a confirmação dura ainda não foi desta que chegou.
Poucos diários acertaram nos nomes e isso quer dizer uma de duas coisas: ou Passos Coelho negociou numa dinâmica leonina, como o Sporting deste defeso, ou… houve que ir ao mercado de
segundas escolhas. Sinceramente há ali, pelo meu desconhecimento e da quase totalidade da plebe, muitas opções que serão como os melões, só depois de abertos se saberá o que valerão e vão ter que valer… Falta de juízo ou amor à causa lusitana ou desgoverno mental à parte, há que dar espaço a esta gente para nos irem fazendo os golpes no corpo tal como o plano de talhante do resgate prevê. Se forem bons haverá condições para que, no futuro, essas cicatrizes possam ser removidas pela conjuntura favorável à laia dos ventos bondosos que nos levaram outrora aos cabos do mundo ou para que estas sirvam para não esquecermos no futuro deste presente e para despertar aos que virão depois de nós.
Nas finanças um primo de Francisco Louçã. Mesmo com o Bloco em… os blocos pensam? não haverá quem agora tire Louçã do parlamento uma vez que só ele saberá as cócegas do primo. Pedro Vespa.. ups Mota Soares no Min. Da Solidariedade e Segurança Social, esta espécie de ministério que não se sabe bem o que é. Solidariedade só se for dos “trabalhantes” para com os “veraneantes” e da segurança social, essa máquina que regula, pelo país afora e com um apego feroz, o desemprego reinante. Na maior parte dos Centros de Emprego eu juro que não sei o que se passa lá, tirando o ar.
Justiça, uma senhora que gosto de ouvir. Estou curioso. Defesa Nacional – o calar da oposição interna. Não fará muito para além de despedir militares e de negar combustível para os submarinos. Saúde - …nem sei bem. Um Senhor competente na arte da poupança e na procura das “moedinhas perdidas”. Fez-se pagar mas valeu a pena. Que as contas lhe saiam redondas mas que não ponha em causa as pessoas. Até podemos ter muitos recursos mas se não tivermos pessoas…
E acabo com a Educação. É o caso típico de que na teoria… vamos ver como este matemático lida um toiro de respeito e que, se bem lidado, trará verdadeiros benefícios ao país. Caro Nuno, precisamos de qualquer coisa diferente, exigente, clara, justa... eu sei lá.

Energia alternativa



Relatos há que indicam que muitas máquinas começaram, de novo, a labutar depois de parar, ver e ouvir esta outra forma de "energia alternativa" portuguesa. Sempre a inovar.

sexta-feira, junho 10

Portugal

Portugal, 10 de Junho, 2011 - Dia da Nacionalidade, de Camões e das comunidades. Hoje dizia um bom amigo meu, também do FMI. Se é, não devia. Basta vir de fora para cá para vermos que não somos melhores, não somos piores somos sim diferentes! Comemoro este dia com dez músicas para exacerbar a nacionalidade. Nem todas em Português? É verdade, temos que ensinar o resto até a cantar :)





















domingo, junho 5

A democracia de cara infeliz



O cartoon diz tudo e a abstenção fará o resto. Hoje será um dia de sentimentos dispares. Sócrates vai pastar, e já vai com anos de atraso, mas a troca não se me afigura esperançosa. É apenas uma mudança de estilo até porque fomos levados a assinar um contrato que irá definir e explicar a nossa pobreza nos próximos 10 anos. Só me resta uma dúvida? Em que teta irá Sócrates mamar amanhã?
PS1: Sócrates votou num stand automóvel para ir de carrinho :)
PS2: Eram 19h horas e P.M. Soares do CDS comentou o valor das sondagens. Primeira nota: parecia palerma, como se estivesse excitado por comentar qualquer coisa como se a espera dos resultados o desesperasse; Segunda nota: comentar abstenção dizendo que o seu valor reflete que os Portugueses pedem outros actores políticos é estar a negar a sua própria existência porque não pode ele implicar apenas os maiores partidos. Se os portugueses achassem que ele valeria a pena, teriam ido votar no CDS algo que não aconteceu. Terão bom resultado? Sim mas é o reflexo do descontentamento nos maiores partidos e numa espécie de castigo, nada mais. Tenha calma, Pedro.

quinta-feira, maio 26

Pífaros!? Nahhh, Rock! "Get the led out!"



Estou fã. Também sou discípulo de mestre Raminhos de Almeida o qual afirma, taxativamente, que a letra do atirei o pau ao gato se acomoda sem dificuldade a qualquer batida. Este versão comprova duas coisas: a validade da sua teoria e a pinta danada deste miúdos açoreanos que para além de serem um coro digníssimo estão a levar a verdadeira educação musical, no rock pelo menos, já que o seu repertório é uma verdaeira licção de história e sabedoria musical. Muito bom. Parabéns a eles e a quem os está a fazer crescer como deve ser, o Pedro e a Joana. Excelente! Se pesquisarem... vão ficar surpreendidos :)

quarta-feira, maio 25

Imaginações há muitas



Como eu frequentemente digo: não quero que vos falte nada! Nem sequer um rasgo de imaginação fértil, muuuuuuuuuito fértil. O mundo à volta das escorregadelas.. nos dinheiros.. nos apetites... tanto "sabão" por aí à solta. Deviam dar caça a este impiedoso inimigo.

quarta-feira, maio 18

Hoje a Irlanda é do Norte!

Hoje é o dia em que o futebol é Português. Braga e Porto levam o orgulho a um país castiço, onde residem portugueses (um abraço aos "meus irlandeses"), com algumas semelhanças connosco. A frase mais marcante é a da antena 1 - Hoje a Irlanda é do Norte! :) Que assim seja e que o jogo seja valente, que amanhã faça grandes, e boas, parangonas por esse mundo fora. Como Sportinguista irei puxar pelo mais pequeno mas sinceramente quero é um jogo de fazer saltar do sofá, um jogo à "selecção nacional". E o caneco de onze quilos vai vir para Portugal, pelo menos esse :) Hoje se verá se os guerreiros podem com o dragão.

terça-feira, maio 17

Ir ou não ir, heis a questão



Vou, não vou, vou, não vou, vou, não vou, vou, não vou, vou, não vou ...