Relatos há que indicam que muitas máquinas começaram, de novo, a labutar depois de parar, ver e ouvir esta outra forma de "energia alternativa" portuguesa. Sempre a inovar.
sábado, junho 18
Energia alternativa
sexta-feira, junho 10
Portugal
Portugal, 10 de Junho, 2011 - Dia da Nacionalidade, de Camões e das comunidades. Hoje dizia um bom amigo meu, também do FMI. Se é, não devia. Basta vir de fora para cá para vermos que não somos melhores, não somos piores somos sim diferentes! Comemoro este dia com dez músicas para exacerbar a nacionalidade. Nem todas em Português? É verdade, temos que ensinar o resto até a cantar :)
domingo, junho 5
A democracia de cara infeliz
O cartoon diz tudo e a abstenção fará o resto. Hoje será um dia de sentimentos dispares. Sócrates vai pastar, e já vai com anos de atraso, mas a troca não se me afigura esperançosa. É apenas uma mudança de estilo até porque fomos levados a assinar um contrato que irá definir e explicar a nossa pobreza nos próximos 10 anos. Só me resta uma dúvida? Em que teta irá Sócrates mamar amanhã?
PS1: Sócrates votou num stand automóvel para ir de carrinho :)
PS2: Eram 19h horas e P.M. Soares do CDS comentou o valor das sondagens. Primeira nota: parecia palerma, como se estivesse excitado por comentar qualquer coisa como se a espera dos resultados o desesperasse; Segunda nota: comentar abstenção dizendo que o seu valor reflete que os Portugueses pedem outros actores políticos é estar a negar a sua própria existência porque não pode ele implicar apenas os maiores partidos. Se os portugueses achassem que ele valeria a pena, teriam ido votar no CDS algo que não aconteceu. Terão bom resultado? Sim mas é o reflexo do descontentamento nos maiores partidos e numa espécie de castigo, nada mais. Tenha calma, Pedro.
Domínio Actualidade, Política, Portugal
quinta-feira, maio 26
Pífaros!? Nahhh, Rock! "Get the led out!"
Estou fã. Também sou discípulo de mestre Raminhos de Almeida o qual afirma, taxativamente, que a letra do atirei o pau ao gato se acomoda sem dificuldade a qualquer batida. Este versão comprova duas coisas: a validade da sua teoria e a pinta danada deste miúdos açoreanos que para além de serem um coro digníssimo estão a levar a verdadeira educação musical, no rock pelo menos, já que o seu repertório é uma verdaeira licção de história e sabedoria musical. Muito bom. Parabéns a eles e a quem os está a fazer crescer como deve ser, o Pedro e a Joana. Excelente! Se pesquisarem... vão ficar surpreendidos :)
quarta-feira, maio 25
Imaginações há muitas
Como eu frequentemente digo: não quero que vos falte nada! Nem sequer um rasgo de imaginação fértil, muuuuuuuuuito fértil. O mundo à volta das escorregadelas.. nos dinheiros.. nos apetites... tanto "sabão" por aí à solta. Deviam dar caça a este impiedoso inimigo.
quarta-feira, maio 18
Hoje a Irlanda é do Norte!
Hoje é o dia em que o futebol é Português. Braga e Porto levam o orgulho a um país castiço, onde residem portugueses (um abraço aos "meus irlandeses"), com algumas semelhanças connosco. A frase mais marcante é a da antena 1 - Hoje a Irlanda é do Norte! :) Que assim seja e que o jogo seja valente, que amanhã faça grandes, e boas, parangonas por esse mundo fora. Como Sportinguista irei puxar pelo mais pequeno mas sinceramente quero é um jogo de fazer saltar do sofá, um jogo à "selecção nacional". E o caneco de onze quilos vai vir para Portugal, pelo menos esse :) Hoje se verá se os guerreiros podem com o dragão.
terça-feira, maio 17
Ir ou não ir, heis a questão
Vou, não vou, vou, não vou, vou, não vou, vou, não vou, vou, não vou ...
Lucky Luke é menino de coro
Têm que ver este video... e prometo que vão ver de novo. Os reflexos dele são qualquer coisa incrível de tal modo que quando vi, ao início, até pensei que fosse montagem! E a menina lá se safou de um encontro inesperado e, algo me diz, inesquecível. A cara dela diz tudo :) Só para terminar, chama-se Evan Longoria e não tem nada a ver com a beldade. Com este nome o sorte não se faz rogada...
quinta-feira, maio 12
Bola de pêlos
Que os políticos são fracos, já se sabe, por isso... siga uma curta reflexão.
.
No meio de tantos pintelhos calhou pintelho, Catroga.
segunda-feira, maio 2
V de vitória ou de vingança?
A notícia de hoje, desta semana, deste mês e talvez a do ano, foi a da morte (do corpo não se sabe, da única foto já se sabe que é montagem e antiga) do homem mais procurado pelos EUA - Bin Laden. Passados quase dez anos (pouco falta para essa infeliz efeméride) a procura cessou com uma declaração e com muitas interrogações e perguntas por responder. A alegria registada em muitos meios contrasta com a dor que as mesmas pessoas sentiram no dia do desmoronamento das torres gémeas. Nesse mesmo dia fez-se alegria nos locais onde hoje alguém terá chorado também. Não deixa de ser estranho esta desorientação de valores pelo mundo fora. Os americanos à data reagiram e levaram a guerra ao mundo. Que será que hoje estarão a pensar, no outro lado do mundo, aqueles que tinham em Bin Laden um símbolo? Pois é... hoje, e no futuro próximo, nascerão meninos que terão o seu nome e isso será o sinal de que, para além das pessoas, se manterão ideais, fracos, fanáticos, condenáveis mas que fazem o dia-a-dia de outras regiões do mundo a quem as sucessivas mortes, ataques, demonstrações de ódio já fazem parte duma espécie de sina ou de rotina. Ainda assim a história deve ser justa e um dia há-de ser feito o documentário, o filme ou escrito o livro que faça a justiça a todos os acontecimentos e se demonstre que Osama Bin Laden inicia-se nestas lides com o alto patrocínio dos mesmos que hoje o mergulharam no mar de Omã.
Como é óbvio tenho tanta simpatia por fanatismos e fanáticos, sejam europeus, africanos, muçulmanos, asiáticos ou marcianos, como tenho por lamber cactos fechado numa caixa com crocodilos a ouvir, sem fim, discursos políticos mas não vejo grande sentido na comemoração da morte de uma pessoa. Fazia mais sentido relembrar as pessoas que se perderam nestas infelizes demonstrações diárias e incompreensíveis do que as cenas que vi de alegria em olhos raiados de vingança. É o mundo que temos...
sábado, abril 30
A mudança "em tromba"
Andava com os meus alunos em visita de estudo em Lisboa no dia de ontem mas estava longe de perceber o que sucedia a pouco quilómetros do local onde nos encontrávamos. E digo-o com algum conhecimento de causa porque mesmo andando em manga curta, não me apercebi do abaixamento de 8 ºC na temperatura que se verificou em Lisboa naquela altura. Na comunicação social vi que foi registado um abaixamento repentino dos 22 ºC para 14 ºC o que possibilita explicar o sucedido e deixa o registo de que este tipo de fenómenos que, segundo relatos de quem monitoriza o clima "nunca haviam sido registados dados destes", dão força à ideia que convém dar-lhes valor, ver mais além e que a melhor maneira de actuar é através da prevenção. Aos anos que se vê na tv que o escoamento de certas zonas de Lisboa é insuficiente. Esventre-se o solo e coloquem-se anilhas ao estilo "pombalino" para que não se repitam estas imagens e que, quando estas, se estas, voltarem a acontecer, não se lamentem sequer os danos materiais que se verificaram no dia de ontem.
Vagabundem :)
Todos devíamos poder, por gosto e não por vicissitudes da vida, vagabundar pelo mundo fora. É uma escola que só acaba quando ao dinheiro acontece o mesmo :) encontramos coisas bonitas, feias, duras, apaixonantes, de tirar o fôlego ou de fugir, amigos e indesejáveis e em todas elas aprendemos. Um verbo de futuro: vagabundar.
A miséria mental - acabem-lhe com o sofrimento
Tenho andado algo ocupado e os tempos livres têm sido utilizados noutras lides. Nem a interrupção pascal permitiu "esticar aqui as pernas" mas hoje, acordei quase à hora de sempre e voltei-me para um dos meus programas "fetiche". Ao ouvir o governo sombra percebi que tenho andado pouco informado porque descobri com eles umas declarações de um vice-presidente do psd que apontam para a minha existência miserável. Eu cá já desconfiava, apesar dos esforços nomeadamente dos meus pais para o contrário, mas é oficial, quem recebe mil euros por mês está na miséria. O vídeo é explicativo e carece, e mais uma vez, de comentários vocais, tal como não os tecerei relativamente a outra notícia que se me escapou a propósito de uma verborreia mental passada ao papel - e aqui páro, pouso, respiro e com a vénia explico que nem sei a que propósito vem esta discussão, muito menos este título tão sugestivo "um cretino é um cretino", que rivaliza com o não menos surpreendente "estar morto é o contrário de estar vivo", só penso sinceramente já não sei, que isto não são modos nem para os meus alunos, quanto mais para um qualquer cretino público mas...
Para arrematar e arremessar o artigo ao mundo, dizer apenas que fogem-me o resto das forças e do ar quando vejo pessoas a defenderem o primeiro-ministro na tsf, quando vejo sondagens que só podem ser compradas - só uma questão: quando são servidos não gostam de ser bem servidos? outra, já algum aqui foi contactado para participar nalguma sondagem? São aleatórias, não teria já "dado a volta" e não deveria ter sido e contactado para participar numa dessas fazedoras de opinião? - quando vejo que a paralisia mental portuguesa de mantém confinada às soluções de sempre. Não digo que os partidos menores sejam alternativa credível mas os maiores não o são seguramente e relembro um apelo de Saramago que um dia disse, em modo de metáfora, que a solução está no voto em branco. Eu retiro o modo "metáfora", votemos em branco ou peguemos em "cravos" e dê-mos paz a essas almas sorvedouras de recursos que são nossos e desprovidas de valores e ideias.
quarta-feira, abril 13
Humor negro "à portuga"
"Greve de fome sim, mas primeiro há que assinar o formulário. A partir de agora qualquer preso que queira iniciar uma greve de fome tem de declarar essa intenção por escrito e esperar que a sua pretensão seja confirmada por um funcionário do respectivo estabelecimento prisional. Este, por sua vez, tem de passar ao papel as razões que levam a o recluso a privar-se dos alimentos."
Até escrever sobre esta espécie de notícia me foi custoso, agradeço o texto do público. Qualquer dia é preciso o papel para aquilo que te falei no outro dia, acolá do sítio, na hora de sempre... o vinte e cinco de Abril realmente foi bom para muita gente, permite que dementes possam ter a oportunidade de criar coisas destas, é tão bom saber que eles andam aí, a orientar a coisa pública...
segunda-feira, abril 11
Há olhares que...
Por falar em sadismos... O público apresentou esta imagem para compor a nova novela portuguesa. Parei nela e até a "pedi emprestada". Eu não acredito em Deus(es) ou Judas escariote e demónios afins mas a cara do jovem engravatado com a chancela europeia (das estrelitas) ao lado esquerdo, segundo a foto, do nosso... vá chamemos-lhe ministro é, no mínimo, sugestiva. Aquele é ar de quem:
1. Está a fazer um frete;
2. Disse à namorada que ía aparecer ao lado de um grande político europeu e depois... vergonha;
3. É o olhar de belzebu, leia-se FMI, BCE e demais siglas de quinhentos milhões de euros, que está a pensar: ui... as "cócegas" que vos vou fazer e nem alma têm para vender.
4. Também pode estar com um valente pifo e acordar pela manhã não deu jeito, ainda para mais para vir receber pelintras, mas... nahhhhh, não acredito.
Não me afastando das temáticas económicas vejam sem falta o filme/documentário "Inside Job" como se (para as meninas) se estivessem numa loja da prada ou, (para os meninos) como se fosse a eleição da miss t-shirt molhada em cerveja e "tramoco". E depois disto, divirtam-se e só para variar e quebrar a rotina deixem o coelho em paz de vão fazer a folha ao perú.
Domínio Actualidade, No sossego..., Portugal
Há coisas que só cantadas ficam bem
Na "paragem" à espera que passe a "automotora" que me vai arrastar pelo resto de tarde e ao longo do princípio da noite, aos "empurrões", em reuniões intermináveis... E lá fora o sol brilha, nada melhor que uma música sádica :)
quarta-feira, abril 6
Pois é... "bela méda" arregaçar as calças
Não havia voltas suficientes no relógio, nos dias, no calendário, mesmos nas nossas vidas que pudesse evitar o que sucedeu. E não venham os "donos da verdade" com a espada da "sua" verdade, fora da baínha, culpar este e aquele, culpar isto, aquilo e o acolá. De que serve medir o tamanho da culpa? De que serve tentar os responsáveis? Acontece algo por estes lados? Mete tudo dó, mete tudo pena, mete tudo asco, revolto-me só de pensar nisto. É mais agradável olhar para uma parede em branco do que para esta coisa de nível indiscritível. (Foi um palerma à tv e perguntaram-lhe: olha que andas a fazer? Vou pedir dinheiro! Hmmmm pelintra, bela "méda" pedir dinheiro, não gosto nada.) Desliguei. Fui ao frigorífico, tinha tudo. Debaixo da cama não vi ninguém. Com a luz apagada vi que a lua está ali, meio "comida" mais pela fase do mês do que pelos papões que vêm aí. Os bolos, ninguém lhes mexeu. Pensei que a desgraça ía cair de rompante e sem misericórdia. Pode ser que se confundam e me levem o lixo... Acho que hoje é dia de celebrar. A partir de amannhã ou, no mais tardar, até Agosto e por uns dez anos, a vida vai andar para trás por isso nada melhor que entrar na desgraça, desgraçado. Levante-se o copo e brinde-se à morte dos políticos nacionais, que os seus boys pereçam em breve e o povo tenha a decência de não permitir que nenhum ande sossegado nas ruas deste país. Espanha, next. Pois, porque a jogada era essa. E a Inglaterra que abra os olhos. Sò quando estas agências, dominadas por economistas e abrutres semelhantes, que deram o coupe de grace a este país, caírem em desgraça, tudo voltará para a mão dos estados, ou seja, das pessoas. Aí haverá de novo razão para celebrar. Este capitalismo desenfreado e maquinal caminha lentamente para o suicídio. Em Portugal, este será o terceiro dia de infâmia da sua história recente.
quarta-feira, março 23
Subscrever:
Mensagens (Atom)







