quinta-feira, setembro 16
segunda-feira, setembro 6
Poesia . 21
tronco ou ramo na incógnita floresta...
Onda, espumei, quebrando-me na aresta
Do granito, antiquíssimo inimigo...
Rugi, fera talvez, buscando abrigo
Na caverna que ensombra urze e giesta;
O, monstro primitivo, ergui a testa
No limoso paúl, glauco pascigo...
Hoje sou homem, e na sombra enorme
Vejo, a meus pés, a escada multiforme,
Que desce, em espirais, da imensidade...
Interrogo o infinito e às vezes choro...
Mas estendendo as mãos no vácuo, adoro
E aspiro unicamente à liberdade.
Ingenuidade ou hipocrisia?
Não é fácil, assim como está, esta questão não nos leva a lado nenhum, a não ser ao suicídio. Votar PS jamais (desta vez sem ponto de exclamação) – o ressentimento que tinha neste momento ganhou vida na forma da indiferença. Nem que Deus, ou Einstein, venha à terra dizer que aquele é o caminho da luz, eu cega e decididamente virarei para outro lado. Votar PSD perfila-se difícil. Mudança exige-se mas aquele jovem herói não me inspira nenhuma confiança, isto apesar de, aqui e ali, este ter querido valer a sua “coluna direita” ao mostrar de um modo atabalhoado mas directo, a sua visão de muita coisa. Não me considero com simpatia partidária ou sequer simpatia posicional (esquerda, direita ou centro) – considero que essa conversa está ultrapassada – mas acredito e perfazem-me valores que acham que certas propostas demasiado retorcidas e ingénuas (aqui é o meu alter-ego a crer-me sabedor de “coisas”…).
Então em quase histeria e impacientemente perguntam-se: que será de nós!? Calma. O que vai acontecer é, tipicamente, o que tem acontecido ao vulgozinho, a este retalho de terra. Não vamos ter capacidade para alterar a situação e, no extremo, acabarão por chegar cá uns fatos estrangeiros que irão tratar da gente como aconteceu em, salvo erro, no início década de oitenta. E porque não temos capacidade? Primeiro porque caminhamos para o analfabetismo com esta espécie de via verde educativa e depois porque não está na nossa mão fazê-lo. A melhor maneira de mudar isto seria com outro sistema legislativo, isto é, termos a possibilidade de eleger directamente que nós queremos ver no parlamento, este último também reduzido a metade. A capacidade de eleger menos, e directamente, os membros do parlamento faria com que a renovação da sua posição parlamentar viesse carimbada com a responsabilização ao longo de uma legislatura. Isto, na minha ingenuidade, seria uma espécie de aprumo da raça parlamentar, algo que se perdeu e que originou esta penumbra de uma arte intemporal - a política.
quarta-feira, agosto 25
terça-feira, agosto 24
Melloncollie and the infinite sadness
Há dias que não deviam chegar sem consentimento. Onde a falta da nossa palavra fosse decisiva para a construção deste. Porque assim se sente um mundo de gente constantemente mas hoje, em especial, é diferente porque tocou aos meus. E tudo o resto é tão ridículo... The memory remains.
Domínio Podia ter ficado para depois
sexta-feira, agosto 20
Os malandros a querer tratar dos malandros
sexta-feira, julho 30
Que a treta nunca acabe
"O que diz Molero" foi a peça que primeiro vi e que mais me marcou. Será reposta certamente no futuro. Disse, já perto do fim, que queria dar cabo do bicho. O bicho nunca irá dar cabo dele em nós e na sua obra. Até sempre "toni".
sexta-feira, julho 9
O rumo oriental – Portugal, o esgoto europeu.
quinta-feira, junho 17
Agora que o ano finda...

"It will cost you $200,000 to put me through university and grad school. If you invest that money instead, I can retire at age 18!"
A propósito da escola e de outras comédias...
-Professor. Poderia faltar só porque me apetece?
-Pode!
-E o que é que me aconteceria, em termos de retenção?
-Nada!
-Mas estava a ir contra os princípios do Estatuto do Aluno?
-Estava!
-E como é que o Estatuto me punia?
-De maneira nenhuma!
-Isto não é um bocadinho incoerente?
-Chiuuu! Faltar porque lhe apetece é contra o Estatuto, mas pode-se fazer! Mas é contra! Mas pode-se fazer, só que é contra! O que é que acontece a quem o faz? Nada! Mas é contra! Mas pode-se fazer, só que é contra!
-Portanto posso faltar?
-Pode!
-Mas é contra?
-É!
-E o que é que me acontece?
-Nada!
-Ah!
quinta-feira, junho 3
quarta-feira, junho 2
As bestas quadradas.
Domínio Actualidade, Educação, Portugal
terça-feira, maio 25
Crónicas de um tempo imóvel
quinta-feira, maio 20
quarta-feira, maio 19
Please, today, chase you and not the other
.
We used to believe in the good old days
We still receive In little ways
The things of kindness & unsporting brow
Forget & allow
segunda-feira, maio 17
Seguramente: nem correcto ou errado
Domínio Actualidade, Pedrada no charco, Portugal








